storytelling de marca

3 Pilares de um Storytelling de Marca Épico

Desde o alvorecer da história humana, as histórias têm servido como a principal forma de nos comunicarmos e passarmos informações de geração em geração e de comunidade em comunidade. Até mesmo a própria existência da história humana pode ser creditada à invenção da história por nossos primeiros ancestrais.

A compreensão do mundo é completamente informada pelas histórias que nos contaram sobre o passado e, inversamente, nossa visão dos dias atuais é constantemente manipulada pelas histórias do futuro.

Como nosso DNA, cada um de nós tem uma história única que não pode ser duplicada, replicada ou copiada por mais ninguém aqui na Terra. Pense sobre isso. Ninguém mais pode ter sua história, nunca teve ou terá. Em vez de se esconder ou fugir de sua história, é hora de você recuperar e aproveitar esse poder.

Storytelling de Marca

Nos negócios é a mesma coisa. Embora as empresas certamente possam copiar coisas umas das outras, duas marcas não podem ter uma história idêntica. Essas histórias podem se tornar nosso superpoder para a construção da marca. Elas são o ponto de contato entre nossa proposta de valor e nosso público. Elas podem gerar familiaridade, criar conexão e confiança e levar à adesão e lealdade.

As marcas mais bem-sucedidas entendem o poder do Storytelling de marca e o usam bem. Elas se apoiam fortemente em sua história. Então, vamos falar sobre como você também pode aproveitar o poder de uma narrativa épica para expandir seus negócios e construir sua marca pessoal. Existem três pilares para contar uma história de origem épica e eficaz:

  • Raízes
  • Objetivos
  • Impacto

Depois de dominar esses três elementos e definir claramente sua história, eles podem ser adaptados para caber no formato e tamanho necessários, seja para uma apresentação, um produto ou serviço, um livro ou uma rede social.

Raízes

Comecemos pelas raízes. Não é muito difícil imaginar o que isso pode ser, mas é importante entender o raciocínio por trás disso. Ao pensar sobre suas raízes, considere a maneira como você está tentando contextualizar sua perspectiva para seu público. Esta é essencialmente a sua história de origem.

Como fundador de sua marca, compartilhar de onde você veio – como sua história familiar, onde você cresceu, sua formação educacional e experiência de trabalho, bem como voluntariado anterior – informa outras pessoas sobre a maneira como você vê o mundo e permite que seu público encontrar maneiras pelas quais eles podem se relacionar com você por meio de pontos em comum.

Objetivos

Em seguida, seus objetivos são o elemento que serve para construir o arco dramático de sua história. Considere aqui sua assunção de riscos e seu investimento de tempo, recursos e dinheiro. Por exemplo, você fez um grande empréstimo para investir em seu empreendimento? Você trabalhou durante o dia e depois ficou acordado noite após noite construindo seu negócio? Seus objetivos mostram ao seu público sua paixão e seu “porquê” com base em quão longe você iria para ver sua visão ter sucesso.

Impacto

Por fim, nosso terceiro pilar: impacto. Você mostrou ao seu público quem é e pelo que é apaixonado, mas é aqui que você envolve seu público, dando a eles algo com que se preocupar. Seu impacto pode ser uma solução, produto ou serviço. Pode ser uma inovação, serviço de marketing digital, organização sem fins lucrativos ou uma nova marca de jeans. Este é o seu apelo à ação e destaca a razão por trás da sua paixão.

Identificar e construir seu Storytelling de marca com base nesses três elementos pode ajudar você a apresentar sua marca de várias formas e para diferentes públicos. E às vezes, dependendo do público e do formato, você pode optar por se apoiar mais em um elemento do que em outro. Ou você pode, de fato, deixar um ou dois elementos inteiros de fora e isolar um. A beleza está em explorar as inúmeras histórias e ângulos que existem e saber quando e como usá-las.

Gostou das dicas? Venha aprender todos os elementos que compõem as histórias!

Traduzido e Adaptado livremente de Forbes.com

Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
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Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

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