Contar histórias nas finanças

Contar histórias nas finanças: Como a narrativa pode iluminar os números.

Já ouviu o ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras”? Em finanças, podemos dizer que “Uma história vale mais do que mil números”. Isso porque as histórias têm o poder de dar vida aos números, e é por isso que contar histórias nas finanças é tão importante.

A importância de contar histórias em finanças

Entender os números é fundamental, mas, às vezes, eles por si só não são suficientes para transmitir a mensagem completa. É aí que entra a história. Uma história bem contada pode iluminar os números de uma maneira que os torna mais fáceis de entender e mais relevantes.

O poder da narrativa

Por que as histórias são tão poderosas? Bem, as histórias têm a capacidade de engajar a nossa atenção de uma maneira que os números simplesmente não conseguem. Elas nos permitem visualizar os conceitos de maneira mais concreta e nos ajudam a entender o significado por trás dos números.

Como contar uma história eficaz?

Mas como contar uma história eficaz em finanças? Há algumas coisas que você pode fazer:

  1. Conheça o seu público: Compreenda quem está ouvindo a sua história. Quais são as suas necessidades e interesses? O que eles já sabem sobre o tema?
  2. Seja claro e conciso: Evite jargões técnicos sempre que possível. Sua história deve ser acessível para todos.
  3. Use exemplos: Exemplos concretos podem ajudar a ilustrar os pontos que você está tentando fazer.
  4. Seja autêntico: As pessoas se conectam com histórias reais. Seja honesto e transparente em sua narrativa.

Casos de uso de contar histórias em finanças

Apresentações de resultados financeiros

Em uma apresentação de resultados financeiros, contar uma história pode ajudar a explicar por que os números são o que são. Por exemplo, se uma empresa teve um ano financeiramente desafiador, contar a história de como a empresa superou os desafios pode ser mais eficaz do que simplesmente apresentar os números.

Planejamento financeiro pessoal

Em planejamento financeiro pessoal, contar histórias pode ajudar a ilustrar a importância de economizar e investir. Por exemplo, uma história sobre alguém que conseguiu se aposentar confortavelmente devido ao investimento consciente pode ser mais impactante do que simplesmente falar sobre as taxas de retorno do investimento.

Conclusão

Contar histórias nas finanças é uma habilidade essencial. É uma maneira eficaz de comunicar informações complexas de maneira que seja fácil de entender e memorável. Lembre-se, os números são importantes, mas as histórias dão vida a esses números.

Quer melhorar suas habilidades de storytelling? Conheça nossos cursos.

 QUER APRENDER OU APERFEIÇOAR SUAS TÉCNICAS DE STORYTELLING?

Conheça nossos cursos e treinamentos de comunicação

capacitação internacional em storytelling
Certificação Internacional em Storytelling
storytelling para vendas
Storytelling para Palestrantes
Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
[email protected]

Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

Sem Comentários

Poste um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

B! Storytelling