Por que treinar sua equipe na arte de trabalhar histórias para que atinjam propósitos específicos e transformacionais?

treinamentos

DESENVOLVA A HABILIDADE DE CONTAR HISTÓRIAS

Comunicar-se bem e fazer-se ser entendido é uma habilidade valorizada desde sempre, mas passa a ser essencial em um mundo conectado, onde a mensagem chega a milhares, se não milhões de pessoas em instantes. Transmitir ideias, pensamentos e iniciativas de forma convincente e clara não é mais pré-requisito apenas da liderança, mas de todos que fazem parte da organização.

O Storytelling, como habilidade e ferramenta, torna a experiência compartilhável, a informação ganha fácil compreensão e os dados passam a ter contexto. As mensagens, quando são engajadoras, provocam reflexões, incentivam a iniciativa e transformam a atitude das pessoas.

NOSSO FOCO É TRANSFORMAÇÃO

As histórias possuem um poder transformador. Colaboradores que dominam a técnica, são mais persuasivos e melhores negociadores. O uso do Storytelling no dia-a-dia profissional ou sua aplicação deliberada em projetos para a obtenção de um objetivo prático, tornam esta habilidade um diferencial decisivo em times e equipes de alta performance.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Capacite colaboradores para que desenvolvam a habilidade de contar melhores histórias para que utilizem o Storytelling como ferramenta na aplicação de projetos, desenvolvimento de produtos e serviços, criação de campanhas e conteúdo, capacitação de pessoas e na disseminação da cultura organizacional.

CONVENÇÕES E EVENTOS CORPORATIVOS

Agregue valor aos seus eventos, ao levar conteúdo relevante e transformador, na hora de apresentar resultados e promover a motivação da equipe.

SEMINÁRIOS E EVENTOS DE INOVAÇÃO

Desperte o interesse e a curiosidade dos colaboradores ao fornecer conteúdos instigantes para promover a busca pela inovação e o desenvolvimento, para causar disruptura com o modelo padrão de trabalho e pensamento.

Quem são os facilitadores

JAMES MCSILL

Um dos consultores de história mais bem-sucedidos do mundo, reconhecido e elogiado pelo seu vasto trabalho na América Latina, América do Norte e Europa, estendendo-se, agora, à Ásia. James, anglo-brasileiro, trilíngue e linguista por formação, tem mais de trinta anos de experiência na arte de conduzir autores a uma “história viável para publicação” e a sensibilizar líderes e organizações quanto aos benefícios do Storytelling como instrumento de trabalho e transformação.

Autor de mais de 25 livros, fundador e diretor-executivo da McSill Story Studio (Inglaterra); executivo-chefe do McSill Story Studio (Brasil, Reino Unido, Portugal, Japão e EUA) e do McSill Story/ Transmédia Studio (York/Glasgow), sempre foi pioneiro na indústria do livro e na consultoria de histórias, hoje estendendo-se à TV, Cinema, Teatro e parques temáticos.

 

Autor e Escritor

James é autor de mais de uma dezena de livros, conferencista em reconhecidas convenções de RH e acadêmicas (EUA, Brasil, México e Japão). James conduz treinamentos, seminários, workshops e palestras. Também realiza consultorias privadas e capacitação para indivíduos ou empresas em todos os aspectos do Storytelling, atingindo uma audiência de mais de dez mil pessoas ao ano.

James McSill tem como missão levar o maior número possível de pessoas a entender que a história pode mudar a História, transformando vidas, proporcionando satisfação, bem-estar e felicidade. Saiba mais sobre McSill Story Studio.

DIT Department for international trade
mcsill story studio
james mcsill

THIAGO AMADIGI

Sua vida gira em torno do mundo cinematográfico. Comunicólogo de formação, Filmmaker pela New York Film Academy, especialista em cinema pela UTP e pupilo de James McSill. Neste mundo, já atuou como editor de comerciais, produtor e diretor de cena. Thiago é fascinado pela jornada do herói, Star Wars e apaixonado por histórias e sua estruturação.

Sua paixão o tornou storyteller, empresário e sócio-fundador da B! Storytelling. Ainda trabalhou como Consultor em Mecanismos de Fomento Cultural e Gestor de Projetos Audiovisuais. Internet, marketing digital e todas as novidades deste mercado, fazem parte do seu dia a dia. Masterchef e gamer nas horas vagas. Dorme só quando sobra tempo, mas cria histórias o tempo todo.

mcsill story studio

NOSSOS TREINAMENTOS EM STORYTELLING

Certificação Internacional em Storytelling

Duração: 24 horas
Turmas com até 30 participantes

Certificação Internacional em Storytelling

Este treinamento é formativo, ou seja, você irá aprender uma habilidade e se desenvolver como um profissional que poderá vir a usar os princípios do Storytelling na sua vida pessoal e profissional. Irá aprender por que, onde e como gerir e usar histórias melhores estruturadas, que impactam em todas as áreas pessoais e corporativas. Nesse curso, além de muito conteúdo, ainda terá muita prática, para começar a treinar sua nova habilidade ainda durante o treinamento. Ao final, se cumprir todos os requisitos, você será certificado pelo McSill Story Studio do Reino Unido.

Conteúdo Programático
Módulo 01
Entender como funcionam as histórias e a aplicação prática da estrutura subjacente às histórias na nossa concepção de mundo (pessoal, profissional ou corporativa).
  • A origem do processo comunicativo por meio de histórias
  • A diferença entre história e relato
  • Como são construídas as histórias
  • Estrutura natural
  • Estrutura macro
  • Estrutura micro
  • Jornadas
  • Gatilhos mentais
  • Exercícios práticos
  • Feedback dos exercícios
  • Perguntas e respostas sobre aplicação prática
Módulo 02

Definir e construir uma história útil, decidindo com base nas estruturas de histórias, onde utilizá-las e por que meios irá apresentá-las.

  • O papel do storytelling
  • Comunicação: ofício e arte
  • Como se sabe se uma história serviu ao propósito?
    • Concreta
    • Palpável
    • Mensurável
    • Memorável
    • Transformadora
  • Filtros da cena / história
  • Dilemas morais
  • Como apresentamos uma história
    • Descrição,
    • Narração,
    • Diálogo.
  • Personagem: cerne da história
  • Exercícios práticos – outlining
  • Feedback dos exercícios
  • Perguntas e respostas sobre aplicação prática
Módulo 03

Aplicar os princípios básicos internacionais do storytelling a partir de uma perspectiva local, em clientes, audiência ou interlocutores, a fim de melhor comunicar (contar a sua história e gerar impacto) no seu e em outros mercados.

  • Storytelling e perspectiva de mercado (geografia, cultura e língua)
  • Diferentes mercados, diferentes:
    • Histórias
      • Tom
      • Voz
      • Imagens
      • Mensagens
      • Plots (enredos)
    • Usos de histórias
  • O que se entende por história e como se contróem histórias dde impacto no mercado:
    • Brasileiro,
      • Cultura empresarial
      • Cultura editorial
      • Culturas locais
      • Grupos culturais
      • Grupos econômicos
      • Grupos de interesse
    • Internacional,
      • Storytelling no mundo:
        • Sul-americano,
        • Europeu,
        • Norte-americano,
        • Asiático.
  • Case studies
  • O storytelling aplicado
    • Contar
    • Mostrar
    • A lógica do texto
  • Técnicas de ilustração e turbinação de textos
    • Copywriting
    • Palestra
    • Aula
    • Oratória
    • Romance
    • Conto
    • Texto corporativo
    • Outros

Capacitação

Duração: 06, 08, 12 e 16 horas
Turmas com até 30 participantes

capacitação em storytelling
Capacitação Internacional em Storytelling

O Brasil e o mundo estão redescobrindo a utilização do storytelling como técnica de comunicação capaz de fazer aquilo que contadores de histórias já sabem há tempos: capturar a atenção do público. Entender como as histórias funcionam e saber como melhor construí-las e contá-las poderá ajudar a espalhar uma ideia, construir uma marca ou alavancar vendas. Esse é o objetivo principal desta capacitação em storytelling.

Abordaremos Storytelling em diversos contextos:

  • Branding
  • Cultura organizacional
  • Product placement
  • Histórias para mudar percepções

Acima de tudo, esse é um curso sobre como storytelling pode facilitar o entendimento e troca de conhecimento entre pessoas e empresas.

Conteúdo Programático
  • Por que histórias prendem a atenção das pessoas?
  • O que é uma história?
  • Como se estrutura uma história transformadora?
    • Estrutura básica
    • Pontos de vista
    • Como entrelaçar mensagens dentro de uma história maior (StoryPlacement®)
  • Maneiras de empregar uma história:
    • na vida (branding pessoal – por que as histórias nos definem e como fazê-las trabalhar a nosso favor: você a sua marca)
    • na empresa (histórias como um instrumento adicional de comunicação, a empresa e sua marca)
    • como instrumento de persuasão e vendas
  • Como progredir do STORY ao TELLING ao SHOW
  • Storytelling e os tipos de histórias que contamos (arquétipos)
  • Aplicações práticas dos princípios subjacentes às histórias
  • Crie histórias com a técnica Storycraft®
storytelling para vendas
Storytelling
para
Vendas

O propósito deste curso é simples: despertar, levar a refletir e sugerir caminhos em uma época cuja palavra de ordem é mudança. É tornar-se o protagonista de uma revolução na área comercial com foco nas vendas.  Vamos expor, brincar, ensinar, contar muitas histórias e analisar casos completos e complexos da má e da boa prática dos persuasores, negociadores e vendedores da atualidade à luz do Storytelling.

Conteúdo Programático
  • A estrutura da história que vende
  • Elementos essenciais para que se tenha uma história vencedora
  • As jornadas de acordo com Joseph Campbell e outros aplicadas à venda de ideias, serviços e produtos
  • Por que vender com histórias?
  • Persuasão: o perigo das fórmulas ou há perigo nas fórmulas?
    • o identificar
    • o envolver-se
    • o conectar-se
    • o manter-se relevante
    • o ressignificar-se
  • Por que entrelinhas persuadem?
  • Negociação: compreendendo a história alheia
  • A importância dos elementos constituintes das histórias na negociação
  • Vendas: quando a esmola é demais e você tem que ‘decidir agora’
    • A venda de serviços
    • A venda de produtos
    • A venda de ideias (como em discursos políticos)
  • Histórias e transformação
    • Do assim ao assado
    • A luz que se acende
    • A importância da verdade
    • Vamos falar sobre engodo?
  • A jornada do cliente
  • A criação de uma história
Storytelling para Palestrantes
Storytelling
para
Palestrantes

Storytelling é muito mais que a simples contação de histórias. É hoje, a mais importante técnica de comunicação para capturar a atenção do público. Neste treinamento sua equipe vai descobrir por que o público está em busca de autenticidade na figura do palestrante, por que os slides e objetos de cena não produzem mais o impacto de antigamente e como a experiência traduzida em histórias se tornou a chave para ilustrar o assunto tratado e transformá-lo em algo único e notável.

Conteúdo Programático
  • Storytelling para histórias curtas
  • A oralidade e o ritmo
  • Porque ilustrar com histórias
  • Quando ilustrar com histórias
  • A palestra em estrutura de histórias
  • Exercícios práticos.

Palestras e Seminários

Duração: 01 e 02 horas

O storytelling e a cultura empresarial

Descubra por que o Storytelling é o único instrumento para promover e consolidar valores, determinar e estabelecer missões, construir e manter legados e engajar e vender ideias.

A revolução que esteve sempre conosco

Descubra o que é esse tal de Storytelling, para que ele serve e os seus elementos principais, que fazem de uma história, uma das melhores formas de transmitir informações.

Como o Storytelling pode mudar a sua vida
Descubra o que realmente prende a atenção das pessoas e 99 maneiras de empregar uma história.
Como o Storytelling pode dar vida à sua marca

Conheça o arquétipo da sua marca, os elementos fundamentais para se tornar um Storythinker® e encontre as melhores histórias do seu histórico com a Topografia de Interesse®.

Seminário de 02 horas.

Como o Storytelling pode deixar mais intrigante o seu conteúdo
Descubra por que todo anúncio não deixa de ser um conteúdo de marca e comece a criar novas histórias com a técnica Storycraft®.
Seminário de 02 horas.
Como progredir do Story ao Telling

Conheça a diferença entre história e narrativa, as palavras mágicas quer compõem uma estrutura narrativa e que permitem contar histórias e entrelace mensagens comerciais dentro de uma história maior usando a técnica Storyplacement®.

Workshops

Duração: 04, 08, 12 e 16 horas
Turmas com até 30 participantes

Storytelling Estratégico para Líderes e Executivos

Este é um programa de treinamento que é parte workshop e parte consultoria de comunicação e é voltado para o uso de ‘história’ na preparação de executivos na hora de falar em público e no desenvolvimento de conteúdo de palco para eventos corporativos e reuniões.

Você não se sente confortável em ocupar o centro do palco? Gostaria de ter mais confiança para fazer apresentações? Quer conhecer um ou dois truques para criar uma narrativa persuasiva? Deseja reconhecer as estruturas que unem os elementos de uma boa história para ajudá-lo a negociar com mais eficácia? Aspira criar histórias que conduzem mais à ação que levarão à venda? Pretende transmitir suas ideias de maneira clara, fácil e com maior impacto? Procura melhorar seu conhecimento de como os humanos se comunicam? Aprimorar algumas de suas habilidades de falar em público é exatamente o que precisa para levar você ou sua organização ao próximo nível?

Seja em uma reunião de equipe ou em uma sala de diretoria, na frente de um público ou de uma câmera, suas histórias e palavras podem ser ferramentas poderosas se usadas da forma mais adequada possível para o máximo impacto. Todos nós contamos histórias e nos comunicamos de uma maneira ou de outra, mas falar bem e criar uma história poderosa não é uma habilidade que você tem no nascimento – ela é aprendida e pode ser ensinada e dominada. Isso pode ser relevante para um compromisso específico ou, de forma mais geral, para fortalecer seu kit de ferramentas de liderança.

Este programa consiste em um curso de oito horas e um mínimo de uma à três reuniões tutoriais individuais de uma hora, nas quais as necessidades e desejos individuais serão atendidos.

Conteúdo Programático
  • Princípios de narrativa e boas práticas de comunicação para gerar confiança. Melhore seus níveis de autoestima e disposição para fazer perguntas.
  • Você entenderá a importância de ser um bom ouvinte de histórias e examinador das estruturas da história para construir sua resiliência ao persuadir, negociar ou vender. Sua força de vontade fortalece sua capacidade interior de se recuperar de contratempos.
  • Como construir autoconsciência / autorreflexão e autoeficácia por meio de uma narrativa boa e impactante. Você descobrirá seu próprio potencial, limitações e sentimentos. Isso permite que o palestrante individual assuma a responsabilidade por como eles transmitem suas histórias (palavras, estilo, comportamento e ações).
  • Como melhorar suas habilidades de comunicação eficazes para se relacionar e se envolver com outras pessoas com uma atitude aberta e calorosa. Você será capaz de contar histórias, emocionar e fazer perguntas que mostrem compreensão, transmita informações que levam em consideração o público.
Consultoria Individual

03 horas/ por participante

Consistirão principalmente em:

Como seu tutor pessoal, James McSill identificará onde você, como líder empresarial, pode não estar conseguindo se comunicar de forma eficaz e, como resultado, você ou suas empresas podem estar lutando para florescer como desejam. Seus principais problemas serão abordados com programa de desenvolvimento visando resolvê-los ou apontando na direção de como resolvê-los. As principais questões identificadas serão abordadas com uma perspectiva nova e poderosa para a comunicação da liderança, que ainda se mostra absolutamente necessária e muito bem-sucedida hoje.

Storytelling e Oratória

Nosso objetivo é que ao término do curso, o participante ativo será capaz de organizar as suas ideias e propósitos de forma concreta, palpável, mensurável, memorável e transformadora, a fim de utilizar a objetividade e a coerência nas suas exposições em público ou privado (como em reuniões corporativas).

Conteúdo Programático
  • Histórias que ilustram
  • Truques da comunicação verbal e não verbal
  • Técnicas para lidar com a insegurança e a timidez
  • Os caminhos para gerar credibilidade, autoridade e confiança
  • Como desinibir-se e lidar com o medo
  • O script básico para apresentação em público
  • Como lidar com os fatores psicológicos que influem na expressão verbal
  • Como iniciar e concluir uma apresentação verbal
  • Como falar de improviso: início, meio e fim
  • Por que cuidar da postura: em pé, sentado e falandoOs recursos de apoio
  • Vícios de linguagem
  • Linguagem padrão: a gramática, o vocabulário, a prosódia, pontuação, modulação e pausas
  • O alcance da voz
Storytelling: Arte e Profissão

Workshop de desenvolvimento básico de histórias corporativas, com duração de duas horas. Os resultados incluem a compreensão de como funcionam as histórias e como se aplicam em um contexto empresarial, capacitando as suas equipas a aperfeiçoar as suas habilidades na criação e compartilhamento de histórias para persuadir, negociar vender.

Conteúdo Programático
  • Uma breve introdução ao Storytelling: por que histórias são tão importantes
  • Por que somos viciados em histórias
  • Como mergulhar nas histórias e usá-las para negociar, persuadir e vender
  • Os diferentes modelos básicos de histórias e quando usá-los
Construindo Histórias Persuasivas
Conheça os princípios básicos da construção de histórias e sua aplicação na divulgação de idéias e nas técnicas de apresentação, não apenas para engajar o seu público, mas para promover a transformação.
Conteúdo Programático
  • O objetivo é a transformação
  • Resistência à mudança
  • Identificação de tensões
  • Inspire a venda
  • Ofereça o irresistível
Você, dono da sua história: histórias de desenvolvimento pessoal

Workshop de desenvolvimento de histórias pessoais com duração de 4 horas. Os resultados incluem o desenvolvimento de uma história específica, feita sob medida para as necessidades das suas equipes, bem como para capacitar e aperfeiçoar as suas habilidades na criação e compartilhamento de histórias. Neste workshop dinâmico, suas equipes ganharão e aplicarão técnicas cruciais de narrativa, como expressividade, utilização de detalhes sensoriais, linguagem corporal e foco no Envolvimento da Audiência, permitindo que eles ‘naveguem’ com segurança em histórias com enredos simples, sejam capazes de estabelecer metas para o uso de técnicas de storytelling e avaliem com confiança a sua própria performance.

Conteúdo Programático
  • Uma breve introdução ao Storytelling: por que histórias são tão importantes
  • Por que somos viciados em histórias
  • Como mergulhar em histórias e usá-las para negociar, persuadir e vender
  • Os diferentes modelos de histórias e quando usá-los
  • Como criar as próprias histórias
  • Como melhor partilhar histórias
Storytelling em Apresentações Comerciais
Workshop de desenvolvimento de histórias comerciais com duração de 8 horas.
Conteúdo Programático
  • Adicione estrutura na sua história
  • Apele à emoção, não apenas lógica
  • Mantenha a história breve e envolvente
  • Pratique, mas não memorize
  • Adapte a história ao público
  • Use humor (mas não exagere)
  • Escolha as palavras finais com cuidado
Storytelling para profissionais do texto publicitário (Copywriting)

Em Desenvolvimento

Transmídia: Como transformar em ativo o universo por trás da história
Era uma vez uma história, que graças a um storythinker© virou um importante ativo de uma marca. Num belo dia, esse universo foi recortado em intrigantes narrativas. Essas narrativas foram dispostas de forma transmídia. E dessa forma os consumidores viveram felizes para sempre.
Conteúdo Programático
  • Estabelecido com base na experiência do McSill Story Studio em acordo com as necessidades expressas pelo cliente.
Formação de líderes transformadores por meio do Storytelling aplicado ao Design Thinking

Em Desenvolvimento

Storytelling para profissionais da gamificação

Em Desenvolvimento

capacitação

ALINHAMENTO DE VALORES

Queremos transformar o mercado de treinamentos, que por muitas vezes são repetitivos e cheios de discursos ensaiados, em experiências com histórias de vida e casos reais, além da adaptação do conteúdo, organização, curadoria e elaboração de roteiros, de acordo com as necessidades da sua empresa. Com isso, trazemos o mais que justo reconhecimento através da possibilidade de divulgar suas histórias e tornar conhecidos, para o mundo, exemplos que valem a pena.

Será que está pronto para mergulhar no mundo das histórias?

Precisa de vídeos para divulgar seus produtos ou serviços? Fale com a gente!
B! Storytelling