CEOs

5 dicas de Storytelling para CEOs e líderes empresariais

Desde que os humanos existem, contar histórias tem sido uma parte essencial da comunicação. É assim que os homens das cavernas sobreviveram, é como os antigos gregos imortalizaram momentos de tristeza, guerra e celebração, e é a cola que une gerações de famílias e comunidades. Contar histórias também é uma habilidade que os CEOs e líderes empresariais precisam aperfeiçoar para crescer. Uma narrativa convincente comunica a posição, os valores e a visão de uma marca que atrai seguidores. Afinal, os clientes raramente compram apenas um produto – eles compram uma história. E a narrativa eficaz nunca é mais crítica do que durante tempos econômicos turbulentos.

Por que o storytelling e o posicionamento competitivo são importantes?

Cabe ao CEO e aos líderes de uma empresa decifrar uma construção precisa de uma nova proposta de valor para envolver clientes, investidores e talentos. Se acertarem, serão recompensados ​​com um grito de guerra convincente para centralizar seus negócios e permitir uma comunicação clara de sua visão. Como consequência, têm maiores chances de ganhar participação competitiva, aumentar o valor de mercado e agilizar o processo de vendas.

Em tempos de incerteza econômica, enquanto a receita, o crescimento e o orçamento permanecem sob os holofotes, os ganhos de participação de mercado se juntam a eles como uma das formas mais eficazes de medir o sucesso da empresa. Compartilhar, no entanto, depende muito da capacidade da equipe de liderança de articular a visão da empresa tanto internamente – para garantir que todos os departamentos estejam alinhados e remando na mesma direção – quanto externamente, criando uma posição única para a empresa que a define além (e à frente) de seus concorrentes e resolvendo um problema para os clientes.

Quando a história se perde

Embora muitos CEOs e líderes de empresas tenham uma habilidade natural de contar e vender sua história (é por isso que estão na posição em que estão, certo?), o que acontece quando uma empresa cresce tão rapidamente que se torna impossível amarrar todas as suas facetas em uma única história ou visão? É um problema maior do que você imagina.

Os líderes precisam entender que seus negócios necessitam acompanhar sua visão, mas cada vez se torna mais desafiador articular suas capacidades e sua relevância associada ao mercado. Em suma, eles são incapazes de acondicionar o potencial da empresa de forma a apoiar e possibilitar o próprio crescimento.

Por que um CEO não pode contar a história da empresa?

Quão difícil pode ser articular o que é o seu negócio e o que ele faz de uma forma que ressoe com o mercado atual e futuro, você pode perguntar? Via de regra, os CEOs são inteligentes, tenazes e inspiradores, mas até eles enfrentam desafios quando os negócios e o mercado mudam de maneira diferente.

Ao consultar os CEOs sobre os desafios que eles enfrentam ao articular o posicionamento da empresa, normalmente vemos um padrão comum de fatores, incluindo:

  • O negócio evoluiu rapidamente, inclusive por aquisição, e agora não é tão fácil quanto antes capturar, em alto nível, o que os recursos e o portfólio do negócio entregam de forma clara para todos.
  • Na realidade, o negócio está operando isoladamente – embora com muito sucesso – mas está perdendo as oportunidades de ingressos maiores que poderiam ser obtidas por meio de um posicionamento mais abrangente no mercado.
  • A empresa tem uma gama diversificada de líderes — desde o C-level até as áreas de linha de negócios — e conseguir que todos remem na mesma direção é uma situação demorada e que necessita de comprometimento.

Como seguir em frente

Aqui estão cinco coisas nas quais os CEOs e líderes podem trabalhar para ajudar a definir seus negócios:

  1. Defina onde no espaço de mercado competitivo você deseja se concentrar no futuro. Use uma abordagem baseada em evidências. Qual tipo de público vai ajudá-lo a garantir o crescimento? Em qual parte do mercado competitivo você deve se posicionar? Criar um foco implacável e granular sobre isso como um único projeto remove todo o ruído e força o foco absoluto.
  2. Identifique claramente onde você deseja que sua empresa esteja no futuro. Isso significa definir a organização, sua oferta, o que essa oferta possibilita ou qual problema ela resolve e por que ela é diferente das ofertas da concorrência. Faça isso sem compromisso.
  3. Crie um grupo de líderes de negócios, vendas e marketing que entendam tanto a empresa quanto seus clientes. Manter o grupo pequeno (cinco a seis pessoas) é imperativo para uma tomada de decisão clara, manutenção do foco e redução do consumo de recursos.
  4. Perceba que a perfeição em tal trabalho é um mito. Não há propostas de venda únicas, mas ser 90% mais assertivo será viável e levará você ao mercado na metade do tempo com grande recompensa.
  5. Mantenha as pessoas focadas lembrando que, em última análise, isso é 60% sobre o que a empresa se tornará realisticamente nos próximos dois a três anos, e não apenas o que é agora.

Faça isso direito e os CEOs serão capazes de conduzir uma compreensão mais profunda para analistas, investidores e acionistas, agregando maior potencial e valor ao negócio. Além disso, pode ajudar a permitir que a empresa se envolva com o próximo nível de clientes, entre em novos mercados, expanda para novas verticais e cresça e proteja sua vantagem competitiva.

Gostou das dicas? Venha aprender todos os elementos que compõem as histórias!

Traduzido e Adaptado livremente de Forbes.com

 

Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
[email protected]

Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

Sem Comentários

Poste um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

B! Storytelling