arte do cinema

Storytelling e a Arte do Cinema – Um mergulho no mundo mágico dos filmes

De Cannes ao Oscar, do Globo de Ouro ao Festival de Gramado, nem todo mundo que já tenha visto uma dessas cerimônias entende o trabalho que dá para fazer um único filme. Mesmo os com orçamento pequeno que talvez nem consigam distribuição nas salas de cinema, todos os projetos cinematográficos exigem elenco e equipe técnica. A arte do cinema é um mergulho intensivo em um universo fascinante, onde o objetivo final é provocar em você, espectador, uma ampla gama de emoções.

Todo projeto de filme nasce a partir da vontade de contar uma história. Sem ela não há o que mostrar. Normalmente o primeiro estágio parte de um produtor executivo, que busca histórias interessantes, com potencial de atrair o público e que tenham algo a acrescentar na vida das pessoas, nem que seja um pouco de entretenimento. Neste estágio é onde todos os detalhes iniciais do filme são trabalhados, com foco principal em pesquisa.  Uma vez definida qual será a história a ser contada, o projeto ganha vida.

Pré-produção – o nascimento do filme

Normalmente pensamos que uma história é contada por apenas uma pessoa, que é quem escreveu a história. No cinema não é assim. Um projeto cinematográfico envolve dezenas, centenas e, às vezes, milhares de pessoas. Tudo depende do seu orçamento. Antes de iniciar as filmagens, primeiro é preciso planejá-las. É na pré-produção que cada detalhe do filme é definido. O primeiro passo da arte do cinema é a contratação de um roteirista.

Roteiro – Primeiro passo para a visão

É o roteirista que irá transformar a história em um roteiro. Não se deixe enganar. História e roteiro são duas coisas muito diferentes. Se você leu algum dos livros da saga do Harry Potter, e depois leu Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, deve ter sentido uma estranheza enorme. O roteiro é um documento dividido em cenas, e não em capítulos. E cada cena narra um único acontecimento, com começo meio e fim, e ele possui um diferencial importante: só mostra o que acontece em tela, somente as ações. Não há referências ao que o personagem está sentindo. E isso é importante, pois é a partir dessa descrição, que cada cena é decupada. Um roteiro envolvente controla o fluxo de toda a produção. Você já assistiu a algo tão dramático e atraente que se pegou imaginando: “Como eles vão sair disso? É o que acontece quando o roteiro manipula seus pensamentos levando a história na direção que eles querem que ela vá. Você pode não perceber no início, mas o roteirista está implantando deliberadamente pensamentos em sua mente para que você se conecte com a arte do cinema em um nível mais emocional. Com o roteiro pronto, é preciso avançar com a equipe. E o diretor é o próximo passo.

Direção – O verdadeiro herói por trás da câmera

Um diretor de cinema controla os aspectos artísticos e dramáticos de um filme emprestando a sua visão para transformar na arte do cinema, as cenas escritas no roteiro. Ele é o maestro por trás das câmeras, ao guiar os atores e a equipe técnica. Seu desempenho é o principal contribuinte para o resultado geral do produto final. O diretor trabalha normalmente em conjunto com o roteirista na pré-produção, para pensar em cada detalhe escrito no roteiro e pensar além, ao traduzir as palavras em objetos, cenários e figurinos, em algo real, com o qual poderá compartilhar com o restante da equipe de produção para que deem início na busca, fabricação ou confecção de todos os elementos artísticos para compor cada cena do filme. A direção também será a responsável por definir com o diretor de fotografia qual será o clima que deseja para a história, através da iluminação.

Produção – Filmando o roteiro

Com tudo detalhado no papel e os elementos de cena prontos, é hora de reunir a equipe e partir para o set de filmagem. É aqui que as palavras do roteiro viram imagens. Os produtores trabalham freneticamente para cumprir o prazo sem estourar o orçamento. Cada hora quando um filme está em gravação chega a custar centenas de milhares de reais. Cada pessoa da equipe técnica possui um papel importante a ser desempenhado. Se um, apenas um falhar, coloca em risco todo o dia de filmagem. As equipes de produção cinematográfica costumam ser muito profissionais. Com membros muito qualificados em suas respectivas áreas, que não são poucas: direção de arte, responsável pela decoração do set, figurino, cabelo e maquiagem dos atores e figurantes; direção de fotografia, responsável pela iluminação dos cenários e captação das imagens; equipe de direção, que inclui o diretor e seus assistentes e que são responsáveis pela interpretação dos atores, preparação das cenas e do andamento das gravações; casting, responsável pelos atores e figurantes; e a equipe de produção, que precisa unir todas as peças para que o andamento das gravações seja o melhor possível, providenciando todos os equipamentos, objetos de arte, contratação de pessoal, cuidar de toda parte burocrática e manter toda a equipe bem alimentada, saudável e segura.

Pós-produção – Juntando todas as cenas

Após a conclusão das filmagens, entra-se na fase de pós-produção, onde todo o material filmado é visto, revisto e selecionado para fazer parte do projeto final. Chamamos esta etapa de montagem ou edição. Montagem era mais comum quando os filmes ainda utilizavam película, onde o filme era literalmente cortado e montado, juntando dois segmentos filmado. Hoje em dia quase tudo é digital. Os arquivos são baixados e armazenados diretamente em um computador e o processo de edição é totalmente digital, sem nenhuma mídia física. É na edição que as imagens são organizadas em uma narrativa completa. Uma das partes mais bacanas da edição é a possibilidade de você juntar duas imagens que sozinhas não contam nenhuma história, mas passadas uma na sequência da outra, criam uma imagem na sua cabeça. Na primeira eu poderia lhe mostrar uma donzela apavorada amarrada ao trilho de um trem. Na outra, um trem vindo em alta velocidade, expelindo fumaça negra. O resto deixo com a sua imaginação. Ainda na pós-produção são feitas a correção de cor, para ajudar no clima do filme, aplicação de efeitos visuais, criação dos efeitos sonoras e da trilha musical. Com tudo isso junto, temos o produto final, o filme, que está pronto para ser distribuído nos cinemas ou nos serviços de streaming.

Quando assistimos um filme nosso objetivo é sair um pouco da nossa realidade e adentrar na realidade proposta pelo realizador. Por duas horas somos convidados a deixar de lado nossas crenças, nossa realidade, as vezes até as leis da física, para que possamos acompanhar o herói na sua jornada de aventuras para que consiga, ou não, atingir o seu objetivo final. Esta é a arte do cinema.

Traduzido e adaptado livremente de Outlookindia.com

Quer conhecer mais sobre como nascem as histórias? Conheça nossos treinamentos de Storytelling.

Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
[email protected]

Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

Sem Comentários

Poste um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

B! Storytelling