Storytelling no marketing

Storytelling como uma poderosa ferramenta de marketing

Nosso mundo está saturado de mensagens de marketing, tornando cada vez mais difícil para as empresas se destacarem na multidão. E se existe uma ferramenta que possui o poder de destacar, essa ferramenta é o Storytelling.

Uma história pode ajudá-lo a se conectar com seus clientes de uma maneira que nenhum outro método consegue – e há provas de que ela funciona. Na verdade, um estudo sobre Storytelling no Marketing, da Universidade Johns Hopkins descobriu que uma história bem contada pode aumentar a taxa de retenção de seu público em até 70%.

Quando bem feitas, as histórias podem ajudá-lo a se conectar com seu público em um nível mais profundo, aumentar as conversões, criar confiança, evocar emoções e persuadir as pessoas a agir.

O que é uma história?

Para começar, vamos definir uma história. Uma história é uma sequência de eventos envolvendo personagens e contexto com começo, meio e fim. O uso do Storytelling é uma maneira eficaz que profissionais de marketing e empresas utilizam para comunicar sua mensagem por meio de narrativas envolventes que ressoam com clientes em potencial.

Quais são os elementos de uma história?

Existem certos componentes que entram na elaboração de uma boa história.

  1. Comece com um gancho forte. Um gancho é uma breve abertura para uma história que prende a atenção da audiência e a faz querer mais. Você precisa garantir que seu gancho seja interessante, surpreendente e capture a atenção do seu público.
  2. Torne seus personagens relacionáveis. A audiência deve ser capaz de se ver em seus personagens. Isso a tornará mais envolvidas na história e mais propensa a lembrá-la depois. Se você conseguir fazer isso, poderá engajar seu público e fazê-lo se importar com o enredo de sua história.
  3. Dê à sua história um objetivo claro. Toda boa história tem um motivo para ser contada. Qual é o objetivo da sua história? O que você quer que sua audiência tire disso? Certifique-se de manter esse propósito em mente ao escrever sua história. Cada cena e personagem contribuiria para esse objetivo. Um de seus objetivos pode ser o de envolver os clientes em um nível emocional para que eles se sintam compelidos a agir – como comprar seu produto.
  4. Crie conflitos convincentes. Nada melhor para deixar sua audiência vidrada na sua história do que muitos conflitos a serem superados. Seus personagens precisam passar por diversos problemas, superar muitos desafios para que consigam, ou não, atingir seu objetivo.

 

Utilize mais histórias no seu marketing

Em um estudo feito por uma organização de caridade, eles descobriram que histórias pessoais de vítimas resultaram em uma resposta mais generosa dos doadores do que aquelas com estatísticas. Ao apelar para o coração e não para a cabeça, as pessoas geralmente são mais propensas a serem persuadidas, enquanto a informação por si só raramente influencia as pessoas.

As histórias também funcionam muito bem em qualquer meio de marketing e em qualquer formato – da impressão ao online. É por isso que mais e mais profissionais de marketing estão usando Storytelling em suas campanhas.

Existem muitos tipos diferentes de histórias e a maneira como você usa essa ferramenta depende do seu público. Mas qualquer que seja o tipo de história que você conte, isso o ajudará a se conectar com as pessoas em um nível emocional e a criar fidelidade à marca que se estende além das decisões de compra.

Gostou das dicas? Venha aprender todos os elementos que compõem as histórias!

Traduzido e Adaptado livremente de Vanguardngr.com

Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
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Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

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