Storytelling na Marca Pessoal

Storytelling como Marca Pessoal

Personal branding ou marca pessoal é o processo de marketing de si mesmo e de sua carreira, mas fazendo isso separadamente da empresa para a qual você trabalha. Ou seja, você é mais do que sua própria profissão e pode se identificar como tal. Do ponto de vista de marketing e vendas, isso permite que você construa relacionamentos com sua rede e até clientes em potencial e se conecte em um nível que faça seus clientes se sentirem importantes. De uma perspectiva pessoal, este é simplesmente o processo de se estabelecer em sua rede de contatos e manter sua marca.

Quero compartilhar alguns insights sobre como construir sua marca pessoal e como elevá-la com o Storytelling.

Construindo sua marca pessoal com Storytelling

Construir uma marca é difícil, construir uma marca pessoal não precisa ser. Aproveitar suas histórias pessoais pode trazer coesão e consistência a esse processo e, finalmente, elevar sua marca pessoal.

Montei uma lista de verificação inicial para se perguntar e mapear o que você quer que sua marca pessoal diga, para só então adicionamos a componente narrativa:

  • Quem é você?
    • Quais são seus valores e crenças fundamentais?
    • Qual é a sua visão?
  • Pelo que você quer ser conhecido?
    • Quais são suas paixões?
    • Qual é a sua maior conquista?
  • Quem você quer chamar a atenção?
    • Nem todo mundo é seu cliente
    • Se você representa algo, quem vai se importar

Personal Branding

Como adicionar storytelling à sua marca pessoal

Contar histórias faz parte do nosso dia a dia, então adicioná-lo à sua marca pessoal é natural. Leve seu público em uma jornada com você seguindo algumas práticas recomendadas:

  • Conte histórias verdadeiras – Honestidade não é uma opção, é a regra. Seja criativo, mas consistente – e não exagere na verdade.
  • Mostre sua personalidade – Esta não é uma propaganda ou jogada de marketing, por isso é importante ser VOCÊ. Ser chato ou vendedor também não manterá seu público.
  • Alavanque personagens e conteúdos relacionáveis – Você quer que seu público possa se conectar em um nível pessoal, por isso destacar diferentes personas em suas histórias pode gerar uma maior identificação.
  • Vá com o fluxo – Certifique-se de que haja um fluxo e que seu conteúdo seja fácil de seguir.
  • Envolva seu público – Forneça conteúdo cativante e mantenha seus espectadores engajados. Tente fornecer aos seus espectadores várias plataformas para consumir seu conteúdo: as redes sociais são ótimas para isso.

Dê uma chance

Você não precisa ser um “escritor” para construir sua marca pessoal com storytelling. Basta apenas ser autêntico, consistente e honesto para se conectar com seus espectadores de maneiras que não pensou ser possível. Se precisar de uma mão, temos algumas vezes por ano treinamentos de Storytelling, onde ajudamos os participantes a entender o que é e como funciona uma história, como estruturá-la e como criar histórias que fazem a diferença. Venha aprender a construir sua marca pessoal e compartilhar sua experiência através das histórias

Texto traduzido e adaptado de Saganworks

Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
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Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

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