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Seis lições do cinema para usar Storytelling na análise de dados

Storytelling nos dados

Imagine que você tem ingressos para ver o último filme de sucesso no cinema. Você se senta e as luzes se apagam…, mas o que pisca na tela não é um filme acabado. Em vez disso, é uma mistura de clipes desconexos que você deve juntar e de alguma forma decifrar o enredo.

É assim que os executivos se sentem quando recebem centenas de páginas de gráficos e números que contêm dados relevantes, mas não contam uma história coesa. As equipes que montam as planilhas geralmente querem que os líderes descubram a história por conta própria, mas isso acaba apenas deixando-os frustrados. A alta liderança normalmente não dispõe de tempo ou atenção para vasculhar uma pilha de gráficos e descobrir o enredo. Para transmitir sua mensagem, você deve utilizar o Storytelling para fazer os dados contarem uma história concisa e convincente.

Como utilizar o Storytelling para contar uma história melhor dos dados

Algumas empresas estão investindo na capacitação dos seus colaboradores em Storytelling para que consigam enxergar histórias por trás dos dados, dos números, adicionando habilidades de cinema, como a escrita de roteiro e a capacidade de criação visual para que seus relatórios e análises de dados sejam capazes de contar histórias de sucesso.

Aqui estão seis lições importantes do cinema que você pode usar para contar uma história mais envolvente em suas análises:

1. Comece com o final

Comece com os resultados finais. Eles são bons ou ruins? Qual é a grande sacada? Pergunte à sua própria equipe de análise no início de uma reunião: qual é a história aqui? Devemos ficar felizes ou tristes? Se é uma história feliz, quais são os principais destaques? Se é uma história triste, como eu preciso me preparar?

2. Desenvolva seus personagens

Defina quem é o herói e quem é o vilão em sua história. De quem são os melhores desempenhos, em termos de unidades de negócios, regiões ou pessoas? E os piores desempenhos? O que o protagonista de sua história está tentando alcançar e quais são os desafios que eles estão enfrentando?

3. Foco na mudança

Esteja aberto para o que vai acontecer no próximo capítulo de sua história. O herói pode inspirar o vilão a mudar? Que lições você pode tirar dos desenvolvimentos positivos para melhorar os resultados mais fracos? Você pode aprender com os melhores desempenhos para implementar mudanças em unidades de negócios ou regiões de baixo desempenho? Que ações de curto e longo prazo você pode tomar para resolver problemas?

4. Esclareça o básico

Em caso de dúvida, volte ao básico da narrativa. Responda as “5 perguntas básicas”: quem, o quê, onde, quando e por quê (pontos de bônus se você adicionar uma sexta pergunta: como). Quem são os personagens principais? Sobre o que é a história? Onde esses resultados estão acontecendo? Quando a ação está ocorrendo? Por que você está obtendo esse resultado? Como você pode alcançar seus objetivos finais?

5. Use dicas visuais

Um filme transmite mensagens sutis com as escolhas visuais que faz. Por exemplo, as cenas com o herói costumam usar cores e iluminação brilhantes, enquanto as cenas do vilão têm uma paleta mais escura. As cores em gráficos ou apresentações são igualmente importantes; use padrões consistentes que seu público entenderá rapidamente. Um resultado positivo deve ser verde, um resultado negativo ou lacuna deve ser vermelho e um ponto de dados intermediário deve ser laranja.

6. Não sobrecarregue seu público

Se você colocar muitos personagens ou desenvolvimentos de enredo em uma cena, seu público se perderá e não saberá no que se concentrar. Uma boa regra é que as cenas mais intensas não devem ter mais de dois ou três personagens. Da mesma forma, para cada gráfico ou slide que você apresentar, não inclua mais de dois ou três elementos. Facilite para o seu público seguir sua história, mesmo que eles estejam rolando rapidamente pelos slides ou ampliando e diminuindo o zoom de uma apresentação.

Storytelling para dados

A análise não deve ser uma coleção monótona de fatos e números. Esteja você captando o interesse de investidores para uma startup ou apresentando relatórios de progresso em uma reunião trimestral do conselho, aprenda a utilizar o Storytelling para contar uma história cativante com os dados das suas análises. Leve seu público em uma jornada contigo e você os manterá grudados em seus assentos.

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Traduzido e adaptado livremente de Forbes.com

Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
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Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

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