o-poder-do-storytelling-na-convencao-de-vendas-da-janssen

O Poder do Storytelling: Como a Janssen Criou Uma Convenção de Vendas Inesquecível

Numa manhã quente e ensolarada, os participantes da grande convenção de vendas da Janssen, uma das maiores farmacêuticas do Brasil, chegaram ao local do evento. Os vendedores, todos acostumados com a rotina de convenções anteriores, preparavam-se mentalmente para um longo dia de apresentações repletas de dados e números. Era uma paisagem familiar: os crachás pendurados no pescoço, o zumbido animado das conversas, o perfume do café recém passado invadindo o ar. No entanto, aquela convenção de vendas estava prestes a romper os moldes do convencional.

Em uma sala montada especialmente para o time de Imunologia e Gastroenterologia, os colaboradores aguardavam ansiosamente o início da apresentação que Fábio, o gestor da área, faria em poucos minutos. Assim que o gestor entrou na sala e tomou o palco para si, a equipe silenciou-se. Ele tinha em mãos o poder de transformar o dia que se iniciava na mesma rotina de sempre em uma experiência inesquecível. E era exatamente isso que ele estava prestes a fazer.

A surpresa foi imediata quando, em vez de apresentar os gráficos e as estatísticas esperados, Fábio começou a contar uma história. Uma história pessoal que havia lhe ensinado uma lição muito importante, uma história sobre o desafio de se colocar no lugar do outro.

Ele levou a audiência em uma jornada no tempo, de volta à época de escola, onde falou sobre os desafios que aquela fase da vida lhe pregou. A forma como Fábio narrava a história fazia com que cada ouvinte, relembrasse o seu próprio tempo de escolha, e isso ajudava a tornar a história mais pessoal e emocionante. O silêncio na sala era quase palpável, cada palavra do gestor se propagava pelo espaço, capturando a atenção de todos e só era quebrado nos momentos em que uma tirada engraçada arrancava gargalhadas dos presentes.

Com a plateia completamente imersa na narrativa, ele começou a tecer os dados e as informações sobre a empresa em sua história. Os números e estatísticas, que costumavam ser a parte mais maçante das apresentações, agora ganhavam um novo significado e importância. As metas não eram mais vistas como meros números a serem alcançados, mas como parte integrante de uma missão pessoal que todos na sala passaram a compartilhar.

E então, o final chegou. Assim como no clímax da sua história, Fábio fez um apelo emocionante para que todos do time, a partir daquele momento, se colocassem no lugar dos pacientes, ao oferecer as soluções da Janssen aos médicos e hospitais. Aquelas palavras ressoaram em cada ouvinte, fazendo cada um deles perceber a importância crucial do seu papel na empresa e na vida das pessoas impactadas diretamente pelos medicamentos produzidos pela farmacêutica. A partir daquele momento, os participantes não eram apenas vendedores de produtos farmacêuticos, mas peças fundamentais na cadeia que poderia melhorar e até salvar vidas.

Quando Fábio deixou o palco, a sala ficou em silêncio. Um silêncio profundo, denso, preenchido com reflexões e pensamentos. Era evidente que aquela apresentação havia tocado o coração de cada um presente naquela sala, deixando uma marca indelével.

A convenção de vendas, que começou como mais um evento corriqueiro, transformou-se em uma experiência memorável, um marco para a Janssen. Através do poder do storytelling, um dia comum de trabalho se tornou uma lição de vida para cada membro da equipe. Aquela história contada pelo gestor ficou gravada na memória de cada um deles, servindo de inspiração e motivação para superar desafios e atingir metas.

Essa experiência transformadora evidencia a força do storytelling, capaz de tocar corações, transformar percepções e inspirar mudanças. As histórias que contamos possuem o poder de levar-nos a novas perspectivas, a rever os nossos valores e a compreender melhor a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor. E é isso que a Janssen compreendeu tão bem naquela convenção de vendas.

Em um mundo onde somos bombardeados por dados e informações, o storytelling surge como uma ferramenta poderosa para captar a atenção, engajar e motivar. A história que ajudamos a construir para aquela convenção de vendas não apenas mudou a percepção sobre a Janssen, mas também levou cada membro da equipe a uma jornada de autoconhecimento e transformação.

E você, está pronto para descobrir o poder do storytelling? Como essa ferramenta pode ajudar a transformar o seu negócio? Convido você a embarcar nessa jornada conosco, e descobrir o impacto que uma boa história pode ter em sua empresa, em sua equipe e em você.

 QUER APRENDER OU APERFEIÇOAR SUAS TÉCNICAS DE STORYTELLING?

Conheça nossos cursos e treinamentos de comunicação

capacitação internacional em storytelling
Certificação Internacional em Storytelling
storytelling para vendas
Storytelling para Palestrantes
Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
[email protected]

Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

Sem Comentários

Poste um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

B! Storytelling