Umbrella Academy

O que a série Umbrella Academy pode nos ensinar sobre histórias inclusivas

Além de impedir um apocalipse, os personagens retratam histórias reais que abordam o racismo e a transição.

A longa espera pelos fãs de The Umbrella Academy finalmente acabou. A Netflix lançou a terceira temporada desta série de sucesso, que se concentra em uma família disfuncional de super-heróis. Os irmãos se reúnem para resolver o mistério da morte de seu pai (e, claro, impedir um apocalipse iminente).

A indústria de quadrinhos tem sido criticada ao longo dos anos por branqueamento e falta de diversidade. Mas ultimamente, histórias como Pantera Negra, Shang-Chi e Ms. Marvel chegaram às telas grandes e pequenas, recebendo muitos elogios do público. Essas histórias, junto com The Umbrella Academy, servem como um lembrete importante de que a representação nas histórias é importante.

Aqui estão três coisas que a Umbrella Academy pode nos ensinar, como profissionais de marketing, sobre histórias inclusivas (contém pequenos spoilers)

Reimaginando personagens enquanto honra a história original

Enquanto no quadrinho original (escrito por Gerard Way e ilustrado por Gabriel Bá’ em 2007) todos os irmãos são brancos, isso não impediu que os criadores da série da Netflix fossem intencionais em incluir um elenco mais diversificado. Eles não deixaram a história em quadrinhos original impedi-los de apresentar atores negros, asiáticos, latinos e LGTBQ+ em papéis principais, e não relegá-los a jogadores coadjuvantes.

“O mundo real é inclusivo e diversificado, e essa família é”, disse Steve Blackman, showrunner de The Umbrella Academy, ao The Hollywood Reporter quando a série estreou em 2019.

Na terceira temporada, o programa também apresentou Fei Hargreeves, que é cega. Seu superpoder é a capacidade de manifestar corvos e usá-los como seus olhos. Os corvos a ajudam a ver o mundo de maneira diferente – sua falta de visão é descrita como sua maior força.

Para os profissionais de marketing, este é um lembrete importante de que você pode honrar, compartilhar uma história original enquanto reimagina os personagens através de uma lente muito mais inclusiva.

Enfrentando o racismo de frente

A Umbrella Academy foi elogiada por seu foco na diversidade de representação. Mas alguns espectadores disseram que o programa falhou em reconhecer raça e etnia e combater o racismo.

Tudo isso muda na terceira temporada. Vemos o personagem de Diego abraçar sua identidade latina. Há pequenos momentos em que ele fala em espanhol enquanto luta com Ben, que fala em coreano. Ele fala em espanhol com seu “filho”, que responde dizendo que não entende, lembrando a dinâmica entre muitos pais de primeira geração e seus filhos de segunda geração.

Finalmente, quando Diego e Allison, que é negra, vão a um bar cheio de racistas, os dois se unem por um momento por serem os dois irmãos não brancos de sua família. Eles reconhecem a experiência compartilhada de serem tratados de forma diferente por causa da cor de sua pele.

Assistimos Allison lamentar a perda do marido e da filha. O show também nos dá uma janela para sua experiência de viver no Sul durante a era Jim Crow. Como mulher negra, ela sempre experimentou racismo, sexismo e intolerância. Enquanto a personagem se torna progressivamente mais maligna, somos lembrados de quanta perda e ódio Allison experimentou, perpetuando o ciclo de violência.

Como profissionais de marketing, temos a responsabilidade de não tokenizar personagens com base em sua raça e etnia, mas sim compartilhar como sua raça e etnia moldaram suas experiências vividas.

Representando uma transição autêntica

Elliot Page faz parte da The Umbrella Academy desde o início da série como Vanya Hargreeves. Quando ele se assumiu transgênero e não-binário em 2020, muitos se perguntaram como os roteiristas lidariam com sua transição na série.

A Umbrella Academy refletiu cuidadosamente a experiência vivida por Page. Perto do início da terceira temporada, o personagem de Page chega a uma reunião de família, anunciando que agora ele é Viktor. Seus irmãos imediatamente o aceitam, e então eles partem para salvar o mundo.

Mas não foi um momento de check-the-box na história. Ao longo desta temporada, os detalhes da experiência de Victor continuam a ser importantes. Isso inclui conversas com seus irmãos sobre sua transição, vendo-se com um corte de cabelo curto pela primeira vez e se sentindo confortável o suficiente em sua própria pele para dançar livremente.

A Umbrella Academy compartilha autenticamente a jornada dessa transição, honrando as experiências de Elliot Page e Viktor Hargreeves. Para os profissionais de marketing, é outro lembrete importante incluir a comunidade cuja experiência queremos representar autenticamente desde o início.

Este programa é obrigatório para os profissionais de marketing sobre lições de histórias inclusivas e nos lembra de que a representação importa.

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Traduzido e adaptado livremente de Adweek.com

Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
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Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

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