Logo Logo Logo Logo Logo Logo
 
  • Apresentações
  • Consultoria em Storytelling
  • Storytelling Corporativo
  • Treinamentos
    • Capacitação em Storytelling
    • Certificação Internacional em Storytelling
    • Comunicação e Liderança nos Negócios
    • Inteligência Emocional
    • Negociação e Gestão de Conflitos
    • Storytelling para Palestrantes
    • Storytelling para Vendas
    • Treinamentos e Capacitação
    • Treinamentos em Storytelling In Company
  • Serviços de Comunicação
    • Design
    • Marketing Digital
  • Vídeos Institucionais e Motion Graphics
  • Blog da B!
  • Sobre Nós
  • Contato
Contar histórias no Instagram

08 fev 7 dicas para se tornar um melhor contador de histórias visuais no Instagram

Postado em 13:33h em Dicas, Fotografia, histórias, Photography, Redes Sociais, storytelling por Thiago Amadigi 0 Comentários

Contar uma história no Instagram com sua fotografia é uma habilidade que leva tempo para dominar, mas com persistência, os resultados do seu trabalho serão de outro nível.

Toda vez que compramos um celular novo ou investimos em uma câmera profissional, começamos a tirar fotos de tudo e qualquer coisa para testar o equipamento. Mas com o tempo, é comum o desejo que a nossa arte tenha um significado mais profundo. Uma das melhores maneiras de melhorar a nossa fotografia no Instagram é pensar na história por trás das imagens – e como transmitir isso ao nosso público. Ao fazer isso, criamos uma conexão com aqueles que nos admiram e também será mais fácil nos destacar. É fácil dizer que tudo o que precisamos fazer é nos tornar um contador de histórias melhor, mas colocar isso em prática pode ser mais complicado do que parece. E aqui vai o meu primeiro recado: Não tenha medo, porque estou aqui para ajudar a elevar o seu trabalho a outro nível, com estar sete dicas essenciais.

 

Roteirista

1. Pense como um roteirista

Cada artigo que você lê em nosso site tem um tema comum: todos eles têm começo, meio e fim. Você também pode ver isso em outros campos criativos, como por exemplo, assistir seu filme favorito na Netflix ou vídeos dos melhores canais do YouTube. Se você quer ser um melhor contador de histórias visuais no Instagram, precisa ser um fotógrafo melhor também. Para isso, adotar a mentalidade de um escritor é um excelente ponto de partida. Esboce sua sessão de fotos em um pedaço de papel antes de sair. Pense como um roteirista: como começa a minha história, quais os conflitos a serem superados, e qual a resolução ou o final esperado? Depois de fazer isso, tudo o que você precisa fazer é executar as etapas. Você se poupará de muita fadiga de decisão, resultando em imagens de maior qualidade e mais coerentes.

 

2. Não se concentre em uma única imagem

Para muitos fotógrafos, plataformas como o Instagram distorcem seus ideais de fotografia, onde a maioria dos usuários se concentram apenas em tirar fotos bonitas, mas sem uma história por trás delas. Todas as boas histórias são uma sequência de eventos, e isso também deve ser o caso da sua fotografia. Com o passar dos anos e o amadurecimento e profissionalização do Instagram e de outras redes sociais onde o foco são fotos e vídeos, elas acabaram se tornando uma excelente ferramenta para ajudar a encontrar pessoas com ideias semelhantes e como referência para criação de conteúdo. Concentre-se em capturar a sua história para o Instagram e pense em como essas imagens dizem ao mundo o que você está tentando transmitir. Se você não tiver certeza de como fazer isso, use a pesquisa e o explorar do Instagram. Isso irá treiná-lo a pensar sobre as imagens como um coletivo, e observar como outra pessoa vê o mundo abrirá sua mente para novas ideias.

 

defina objetivos

3. Defina seus objetivos antes de fotografar

Para muitos fotógrafos iniciantes, o objetivo é simples: sair e tirar o máximo de fotos legais que puder. Essas imagens espontâneas têm hora e lugar, e você deve documentar seu processo criativo, mas não ter um plano também pode afetar a qualidade de sua narrativa. Antes de pegar seu celular ou câmera, vale a pena gastar um pouco de tempo pensando em seus objetivos. Você quer capturar a vida da sua cidade ou está tentando documentar a história do casamento de um amigo? Quer caprichar num publi ou apenas mostrar como foi o seu dia? Depois de definir suas metas, crie uma nota em seu smartphone e adicione alguns marcadores. Você pode consultá-los quando precisar e garantir que não saia do caminho.

 

entenda equipamento

4. Entenda seu equipamento

Cada celular ou câmera tem suas limitações. Se você deseja melhorar sua narrativa visual como fotógrafo, precisará garantir a escolha do melhor equipamento possível para seu tipo de trabalho. Se você já tem uma câmera ou lente, entender o que ela pode e não pode fazer é um bom ponto de partida. O mesmo vale para a câmera do seu celular. Como você faz isso? Simples — saia e crie em uma ampla variedade de cenários. Em seguida, faça uma análise completa e veja o que funcionou e o que não funcionou. Depois de entender melhor seu equipamento, você saberá como maximizá-lo para contar as histórias no Instagram. Além disso, quando for atualizar seu equipamento, ficará mais fácil, porque você saberá o que está procurando.

 

Explore o local

5. Explore seus locais com antecedência

Essa é uma dica que nem sempre será possível de ser seguida, mas se der, pode fazer toda diferença. Os fotógrafos profissionais possuem um sólido nível de conhecimento sobre os locais em que tiram fotos. Se você não sabe muito sobre o lugar onde vai fotografar, é bem provável esperar que isso transpareça de alguma forma no resultado final. Antes do dia da sua sessão de fotos, vale a pena tirar algumas horas para explorar o que há de interessante no local. Observar os locais com antecedência ajudará você a entender melhor quando é a melhor hora do dia para fotografar a história que está tentando transmitir. Além disso, sua sessão será muito mais tranquila e sem correrias, uma vez que já conhece o local e sabe exatamente os melhores pontos e como é a iluminação.

 

Pense na iluminação - histórias instagram

6. Pense na Iluminação

Ter pelo menos uma compreensão básica de como a iluminação funciona é fundamental para quem quer ter sucesso na fotografia. As condições em que você fotografa podem mudar drasticamente a aparência da sua foto e, por extensão, sua história no Instagram. Se você está tentando criar algo sombrio e mal-humorado, fotografar ao meio-dia num dia ensolarado é ilógico. Da mesma forma, sair às 17h em uma noite fria de inverno não oferece as melhores condições de iluminação para retratar uma história brilhante e feliz. Para ajudá-lo a encontrar os melhores momentos do dia para sua história em particular, considere usar um aplicativo que diga mais do que o nascer e o pôr do sol. SunSeeker, por exemplo, identifica o caminho do sol durante o dia, o que ajuda a programar os locais onde ele nasce e se pôe, além de prever quando ele vai estar obstruído por árvores ou construções.

 

Hobby criativo - histórias instagram

7. Adote outro hobby criativo

Falei anteriormente sobre pensar como um roteirista e como isso pode ajudá-lo a contar histórias melhores por meio de sua fotografia. A escrita real pode ajudá-lo a fazer isso também – assim como qualquer outro hobby criativo que você escolher. Fazer outro hobby criativo ao lado da fotografia é uma excelente maneira de abrir os olhos para novas maneiras de fazer as coisas. Além disso, é uma ferramenta útil para pensar em diferentes maneiras de contar uma história. Exemplos de hobbies criativos que podem ajudar na sua narrativa fotográfica incluem a criação de vídeos, pintura, trabalhos manuais e o podcasting.

 

A narrativa visual é uma habilidade que leva tempo para ser desenvolvida

Em seus primeiros dias como fotógrafo, aprender a contar histórias no Instagram pode ser a última coisa em sua mente. Mas se você quiser progredir além da fase iniciante, ela é uma excelente ferramenta para ter à sua disposição. Tornar-se um excelente contador de histórias através de sua fotografia é algo que leva tempo e paciência para construir. Não espere que seja bom o suficiente de início, mas com certeza melhorará se permanecer comprometido a longo prazo.

Texto traduzido e adaptado livremente de Makeuseof.com

Tags:
facebook, fotografia, histórias, instagram, pinterest
Share
Imprimir Página
0 Likes
Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
thiago@bstorytelling.com.br

Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

Sem Comentários

Poste um Comentário
Cancel Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pesquisa
Categorias

Copyright B! Storytelling 2014-2022

B! Storytelling
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Não venda minhas informações pessoais.
Configuraçõescontinuar e fechar
Política de Privacidade

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessários
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Não-necessários
Quaisquer cookies que podem não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e são usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies em seu site.
Funcionais
Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
CookieDuraçãoDescrição
__zlcmid1 year__zlcmid is a cookie set by Zopim to help identify a user's chat session between page loads.
Performance
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.
Analíticos
Os cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas de número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
CookieDuraçãoDescrição
_ga2 yearsThe _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_gat_gtag_UA_54378232_11 minuteSet by Google to distinguish users.
_gcl_au3 monthsProvided by Google Tag Manager to experiment advertisement efficiency of websites using their services.
_gid1 dayInstalled by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
_rdtrk9 years 8 months 26 days 6 hoursUsed by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion.
CONSENT2 yearsYouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
rdtrk1 yearUsed by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion.
Publicitários
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
CookieDuraçãoDescrição
IDE1 year 24 daysGoogle DoubleClick IDE cookies are used to store information about how the user uses the website to present them with relevant ads and according to the user profile.
test_cookie15 minutesThe test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE5 months 27 daysA cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSCsessionYSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devicesneverYouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-idneverYouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextIdneverThis cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requestsneverThis cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
CookieDuraçãoDescrição
__rd_experiment_versionsessionNo description available.
__trf.src1 yearNo description available.
_pk_id.a0a1b3f7-fc36-4123-a904-c9366e93302d.df6a1 year 27 daysNo description
_pk_ses.a0a1b3f7-fc36-4123-a904-c9366e93302d.df6a30 minutesNo description
hotid49 years 3 months 11 daysNo description available.
wpcom_highlander_3pc_checksessionNo description
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo