Storytelling no pós-pandemia

Storytelling no pós-pandemia

Por um lado, “trabalhar de casa” significa que podemos ter mais tempo nas nossas mãos, por outro lado, as nossas rotinas habituais se mesclam com as rotinas de trabalho e uma acaba por interromper a outra. Isto é bom? Ruim? Tanto faz? Diferente? Viagens planejadas foram canceladas. Oficinas e conferências foram adiadas, tornadas "virtuais" ou ambas. Nada é como antes. Nada será como antes? Para a maioria de nós, sentimos uma imensa incerteza quanto à nossa renda: quanto tempo durará essa interrupção do ‘normal’? O normal era gerarmos impacto, influência e RENDA a trabalhar presencialmente, salvo as exceções. E as histórias? Como fica o Storytelling pós-pandemia

Da noite para o dia, o normal é gerarmos impacto, influência e RENDA a trabalhar remotamente, salvo as exceções. O mundo virou de cabeça para baixo e, com ele, viraram as histórias, isto é, o conjunto de mitos pelos quais pautamos a nossa vida. E agora José? E agora Maria? Diz-me o que alguém possa fazer nessas circunstâncias para obter o mínimo, ou UM mínimo, de garantias, de segurança? Exceto ter-se cuidado com a exposição a infeções enquanto se permanece conectado por telefone, zoom, e-mail e mídia social, pouco ou nenhum controle temos sobre as ‘histórias antigas’. E, talvez, todos aqueles planos estratégicos, estrategicamente alinhados e negociado com a família, o patrão, o padre ou o pastor, que serviria de base para o nosso futuro esvaiu-se no ar como uma nuvem de fumaça.

storytelling no pós-pandemia
Home Office

Assim as crises provocam.

Só que, não é frase-feita, é real: nas crises aceleram-se as tendências e surgem novas oportunidades. O paradoxo: o mundo parecia que estava equilibrado no seu costumeiro desequilíbrio, mal ou bem, nos satisfazia, pelo menos, por ora, a demanda reprimida poderia ser gerida. De repente, a imaginada demanda reprimida e as novas necessidades são outras.

Os mitos religiosos tinham a demanda de confortar, libertar, inspirar, por que não?, serem portadores da esperança da cura. Tudo isto foi por terra? Yuval ou Dawkings estavam mais certos que o papa? A história em que eu acreditava que me salvaria não me salva mais? A história que eu usava para atrair clientes não os atrai mais? A que eu usava para conquistar não conquista mais nada nem ninguém? E agora José? E agora Maria? Depois que a pandemia terminar oficialmente, pode haver uma demanda extraordinariamente alta pelos seus serviços, baseados nas velhas histórias que vocês contavam?

Afinal, as pessoas têm fome de contato, de experiências em grupo, as pessoas foram apenas forçadas a adiar os seus projetos ou eventos e podem, você jura para si mesmo, estar ansiosas para continuar de onde pararam. Tudo há de ser igual. Tudo será como antes.

As histórias durante pandemia.

Ah… se fosse. Quando na história humana a bonança pós-tempestade foi voltar ao que era antes do intempérie climático?

Há anos venho alertando, eu e os meus colegas estudiosos do fenômeno de como se portam as histórias — o Storytelling— devo dizer e muitos indivíduos e organizações tiveram a chance de sonhar de novo, de decidir assumir novos projetos ousados, projetos que criaram-lhes novas oportunidades e os deixaram prontos para avançar para um cenário de rápida mudança. Sim, muitos aproveitaram a oportunidade de profissionalmente trabalhar o seu próprio Storytelling para o pós-pandemia, de entender e praticar a manipulação (entenda como queira, se numa acessão positiva ou negativa da palavra) dos elementos subjacentes as histórias para que se tornassem instrumentos de transformação da realidade. Sim. Muitos. Mas não todos. Muitos, mas ainda assim, a minoria. A maioria que, como cães famintos, não soltou o osso, porque não teve coragem ou não sabia que ossos podem ser soltos e novos ossos encontrados.

Então, a hora é agora, enquanto ainda há tempo. Esse período atual de interrupção forçada pode ser uma oportunidade, uma chance ou, quiçá, uma hipótese pelo menos de nos prepararmos para essas novas oportunidades! A resposta está em, com máxima urgência, aprendermos a utilizar o Storytelling em um mundo novo pós-pandemia. Pois que será novo é inevitável, mas se será admirável caberá a cada um de nós.

A importância das histórias.

E aí entram as histórias. Aí entram os profissionais de histórias. Aí entra o tão aclamado Storytelling que, longe de ser uma panaceia às suas desgraças e às da sua empresa, é a base de toda arte e ciência que poderá apontar-lhe um novo caminho. Antes, ser ‘craque’ em Storytelling era uma opção, agora o Storytelling no pós-pandemia é um instrumento de sobrevivência. Vale lembrar que as histórias permeiam toda a comunicação humana, que nada tem a ver com ‘texto publicitário? Copy, com técnicas de venda, com isto ou com aquilo. As histórias servem para encantar e MUDAR percepções, percepção mudada, mais fácil será mudar o COMPORTAMENTO.

Um caminho para o ‘clique aqui para adquirir’ continuará existindo como sempre existiu. Mas não será ‘o’ caminho com que você se acostumou, é outro. Com o mundo ao avesso, é o avesso do velho caminho, com o mundo de cabeça para baixo, o caminho que subia é o que ora desce. Se não crer no que digo, veja por si as histórias do que se achava que o mundo demandava antes da febre amarela e o que houve com o mundo após a febre amarela.

Lives e Webinares: as histórias durante a pandemia.

Mas isso já vivemos e a história se “repete”.

Leia sobre a Peste Bubônica no século 14, a praga que atingiu a Europa por volta de 1350 foi aterrorizante e matou cerca de um terço da população, mas pode ter ajudado a região a se desenvolver. A enorme mortalidade causou escassez de mão de obra para os proprietários de terras, fazendo com que o sistema velho sistema feudal, que forçava pessoas a trabalhar nas terras de um senhor para pagar seu aluguel, começasse a desmoronar.

Ou leia sobra a Febre Amarela e como o Império Francês (e o mundo da época mudou pós-pandemia). Em 1801, após várias revoltas de escravos contra as potências coloniais europeias, o líder Toussaint Louverture governava o Haiti com o aval da França. No entanto, Napoleão Bonaparte se declarou cônsul vitalício, decidiu assumir o controle total da ilha e enviar dezenas de milhares de tropas para tomá-la à força. No campo de batalha, tiveram bastante sucesso. Só que o interesse de Napoleão pela América terminou depois que suas forças foram derrotadas no Haiti. O efeito da febre amarela foi devastador. Cerca de 50 mil soldados, oficiais, médicos e marinheiros teriam morrido e apenas cerca de 3 mil retornaram à França. Com os seus exércitos derrotados e desmoralizados, Napoleão abandonou não apenas o Haiti, mas também as ambições coloniais da França na América do Norte.

E o que fazer?

Quando a pandemia finalmente terminar você precisa estar preparado, será a hora de agir — de estar preparado para novas ações ousadas —, pois a não preparação será um passo em direção ao abismo. Tão incertas quanto as coisas parecem agora, não deve ser um empecilho para que abracemos a oportunidade para aprimorar as nossas habilidades, capacitar-nos a fim de concluir em novas bases projetos interrompidos e prepararmo-nos para ajudar a nós mesmos, ás nossas empresas, a sociedade a alcançar as oportunidades, hoje imprevisíveis, de um mundo pós-pandemia. Uma coisa é certa, os mitos antigos estão ruindo. Não só aqui na Europa, mas no mundo inteiro, tem-se argumentado que no mundo que surgirá muito em breve o movimento será em direção à modernização, longe de valores hoje ‘tradicionais’ quer no âmbito do comportamento, dos mitos religiosos ou de organização social. E você, está preparado para aplicar um bom Storytelling no mundo pós-pandemia?

James McSill
James McSill
[email protected]

Um dos consultores de histórias mais bem-sucedidos do mundo, autor, conferencista e filantropo.

Sem Comentários

Poste um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

B! Storytelling