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Como contar histórias igual aos palestrantes do Ted Talks

Se você não vive em uma caverna, provavelmente em algum momento já deve ter assistido pelo Youtube alguma palestra do Ted Talks. Há alguns anos atrás elas viraram febre na rede. Praticamente todos os dias eram disponibilizados novos vídeos onde um palestrante compartilhava suas ideias e experiências em conferências curtas e que tinham como ponto principal não a informação em si, mas sim a estrutura como ela era passada para a audiência. Isso fazia, por exemplo, com que eu assistisse palestras de assuntos que nem eram muito do meu interesse, mas como a forma com que aqueles palestrantes contavam suas histórias, acabassem me prendendo do início ao fim. Então, qual o segredo dos palestrantes do Ted Talks?

Depois de analisar a estrutura, mensagem e discurso em mais de 200 palestras do Ted Talks, Akash Karia descobriu que o “ingrediente secreto” que tornava cada apresentação do Ted Talks tão cativante, era que cada um dos palestrantes dominava a arte de contar histórias e publicou a sua análise no livro TED Talks Storytelling. Com base nessa pesquisa e com estudos de caso extraídos das palestras, ele chegou aos sete princípios básicos em comum das palestras de sucesso e que qualquer pessoa pode usar para contar histórias de grande impacto e que listei abaixo:

1. O início da história

As melhores apresentações começam sempre com uma história convincente. Ao contrário do que a maioria faz, apresentar-se ou fazer comentários de abertura tradicionais torna a apresentação fraca desde o começo, já que o público está mais propenso a ficar entediado logo no início. Por outro lado, um palestrante que mergulha direto em uma história identificável chamará a atenção e manterá o público mentalmente envolvido.

2. O poder do conflito

As histórias contadas pelos melhores palestrantes do Ted Talks não são narrativas típicas. São histórias pessoais que contêm conflitos, e por isso, mantém o público curioso sobre o que vai acontecer a seguir. Como o conflito mexe com as emoções dos ouvintes, eles permanecem engajados e interessados ​​durante todo o discurso. E, uma vez que é uma história pessoal e inédita para aquela audiência, a história será entregue de uma maneira mais natural.

3. Mostre, não diga

Outro aspecto importante a se considerar na narrativa é que, em vez de apenas contá-la, os grandes oradores criam imagens visuais. Ao descrever personagens, grandes contadores de histórias fornecem muitos detalhes, não apenas uma descrição física, mas também as peculiaridades da personalidade. O objetivo é criar uma imagem mental na cabeça do ouvinte. Ao mostrar em vez de contar, o público é levado à experiência completa do palestrante, à medida que cada detalhe constrói lentamente uma imagem mental da narrativa.

4. Lembre-se de VACOG

Uma parte importante da criação de uma imagem mental é usar nossos cinco sentidos: visual, auditivo, cinestésico, olfativo e gustativo, que no livro Karia encurta para a sigla “VACOG”. Ao combinar esses sentidos na história, o público é tratado com uma descrição mental semelhante a um filme, já que o locutor usa o poder da visão, do som, do tato, do olfato e do paladar por meio de suas palavras.

5. Adicionar especificidade

Também é importante ser específico ao relatar a história. Em vez de dizer: “Eu estava falando para um grande grupo de pessoas”, diga “Eu estava falando para um grupo de 500 CEOs”. Ao usar personagens, datas exatas e cenas detalhadas, o palestrante consegue estabelecer credibilidade em sua história. Quanto mais especificidades houver, mais o público se relacionará com o que está sendo dito.

6. Mantenha-se positivo

Outro elemento em um grande discurso é o uso de histórias positivas. São histórias de sucesso que inspiram o público pela natureza otimista que trazem. Eles saem do evento com a esperança de que também possam ter sucesso. Além disso, prefira o diálogo à narração, onde o primeiro permite que o público esteja na “cena” de cada história, enquanto o último apenas os leva a um nível superficial. Por meio do diálogo, a narrativa torna-se envolvente e dinâmica.

7. Estrutura da história

E por último, use uma estrutura de história clássica: O Início, onde apresenta os personagens, o ambiente e a motivação. O Meio, onde acontece o desenvolvimento da história através dos conflitos e das lutas e O Fim, com a resolução do conflito, a mudança no personagem principal e a moral da história, que é o que o público precisa levar para casa. Isso torna a narração de histórias mais organizada e estruturada.

O ingrediente mágico nas grandes palestras do Ted Talks é uma ótima narrativa. Se você dominar a arte de contar histórias, seu público será facilmente cativado. As histórias são inerentemente interessantes e memoráveis. E quer você esteja dando uma palestra ou apenas fazendo uma apresentação corporativa, as histórias podem transformar um monte de números e informações chatas em uma apresentação brilhante.

Adaptado e traduzido de Forbes.com

Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
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Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

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