Processos seletivos apostam em histórias profissionais

Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, elaborar um bom currículo ou enumerar de forma correta suas habilidades profissionais. Agora o que você precisa mesmo é saber contar a sua história.

Esta é a nova proposta dos processos seletivos, que tem por objetivo diferenciar profissionalmente os candidatos por meio do storytelling.

Foi-se o tempo em que somente o currículo era diferencial nos processos seletivos para a escolha do profissional adequado à vaga, agora a vantagem competitiva é saber contar a sua experiência ou se você ainda não tem uma, saber contar uma história acerca de si mesmo e de seus objetivos. Mas não o basta somente isto, também é preciso saber como chegar ao coração de quem ouve e isto é o que chamamos de storytelling.

Histórias para destacar seus pontos fortes

Se antes para se destacar era preciso chamar a atenção do empregador utilizando a comunicação racional, hoje a comunicação emocional tornou-se o grande atrativo. Chega-se primeiro ao coração, para depois chegar ao intelecto.

E por que as histórias estão se tornando o grande trunfo no meio corporativo?

Isto tem uma explicação muito simples, porque histórias inspiram, informam e acima de tudo promovem transformação.

Se olharmos por esta perspectiva a lógica fica clara quando dizemos que pessoas são contratadas por suas competências e demitidas pelos comportamentos ou seja, querendo ou não, construíram uma história profissional negativa no ambiente de trabalho em que atuavam.

Por meio de histórias, somos capazes de nos identificar e até mesmo nos ligar emocionalmente a quem a conta e podemos perceber isto claramente nos relacionamentos humanos.

Somos ligados por laços emocionais que são construídos por meio de uma história com o outro e o mundo corporativo percebeu a força que isto tem e agora, mais do que nunca, está na hora de você também conhecer o storytelling para utilizar isto a seu favor, pois certamente esta será uma das maneiras mais promissoras de se destacar profissionalmente – Sua história profissional é também o seu grande diferencial competitivo, pois foi você quem a construiu, portanto valorize-a.

Publicado originalmente no Administradores

Que tal aprender mais sobre Storytelling?

Uma boa história pode ser contada em uma mesa de bar, mas também pode ser utilizada para convencer uma pessoa, vender um produto, compartilhar uma ideia, transmitir uma informação difícil ou facilitar a compreensão de dados. Invista na habilidade #1 da liderança empresarial.

Gisele Meter
Gisele Meter
[email protected]

Idealizadora da Plataforma Liderança Feminina e Diretora de Marketing e Desenvolvimento da BM Pré-Moldados. Psicóloga e escritora, especialista em marketing e mestranda em direção estratégica de empresas familiares

Sem Comentários

Poste um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

B! Storytelling