Pitch Matador

Você sabe criar um pitch matador?

Na última quinta-feira (06/07), o Engenho da Inovação em Curitiba recebeu o evento “Como criar um Pitch matador”. Participaram da conversa o Thiago Amadagi, storyteller da B! Stoytelling, a investidora Marcia Beatriz do Curitiba Angels e o Leonardo Tostes da HotMilk, incubadora da PUCPR. O projeto, que faz parte do Vale do Pinhão, lotou o salão onde as palestras ocorreram.

O pitch é uma ferramenta muito utilizada no mundo do empreendedorismo, especialmente na captação de investimentos. O termo significa “papo”, e quando é bem executado, pode ser o pontapé inicial para o sucesso de uma startup. Durante o evento, os palestrantes ensinaram alguns truques importantes na hora de preparar um pitch matador.

Para o Leonardo, que trabalha em uma incubadora, o principal motivo que impede o desenvolvimento de novas startups em Curitiba é a falta de cuidado na elaboração do Pitch. A maioria das apresentações falha na missão de convencer os investidores. Isso é muito comum em times que visivelmente não estão preparados para entregar os resultados prometidos.

A Marcia também acha que a maioria das startups chega despreparada para a apresentação. Segundo ela, Curitiba está pronta para investir milhões em novas startups. O problema é que sem um pitch bem feito, que apresente de forma direta o produto ou a proposta de negócio, não dá para confiar o suficiente em uma startup para investir.

Palestra Como Criar um Pitch Matador

É por isso que o Thiago reforçou a importância de pitch bem feito. Mais do que isso, ele mostrou 5 perguntas que quando respondidas, podem ajudar qualquer empreendedor a preparar um pitch perfeito. Se você não compareceu ao evento, fique tranquilo. Nós fizemos um pequeno resumo a seguir.

 

 

Quem é você e como surgiu a ideia de criar a Startup?

Essa é a primeira pergunta a mais importante. Uma forma de convencer as pessoas do que você está falando é contar uma história. Então se apresente de forma criativa, fugindo de clichês e conte porque você teve a sua ideia. As pessoas gostam de ouvir histórias, então não se preocupe se o motivo parecer bobo.

Qual o maior problema que você percebeu no mercado, que te motivou a criar esse negócio?

Se você teve uma ideia inovadora, ela provavelmente nasceu de algum problema que precisa ser resolvido. Você consegue identificar esse problema no mercado? Se sim, é melhor compartilhar as suas impressões com quem pode te ajudar. Lembre-se que todo grande negócio nasceu de uma necessidade que não atendida.

Qual a solução que você encontrou através do seu negócio e como ela pode mudar a vida das pessoas?

Depois de identificar o problema e pensar em uma solução, é hora de descobrir como ele vai mudar a vida das pessoas. O problema pode afetar bastante gente ou apenas um grupo de profissionais. Não importa. Se a ideia for boa e for gerar bons resultados, você está no caminho certo.

O que diferencia a sua startup das demais e quais são as principais vantagens do seu produto?

É importante lembrar que qualidade não é diferencial, é obrigação. Diferencial tem bem mais a ver com a forma que seu produto ou negócio vai impactar na vida e na rotina das pessoas que vão utiliza-lo. Lembre-se que quanto mais claras forem as vantagens que a sua ideia trouxer, maiores são as chances dela se tornar um sucesso.

Porque as pessoas devem continuar acreditando em seu negócio?

Agora que seu negócio foi apresentado e os investidores já estão cientes das vantagens de investir, é hora de mostrar o que você espera para o futuro. Quais serão os próximos passos da empresa? Quanto melhor for o seu planejamento, mais perto você estará dos resultados que espera. Então não se esqueça de criar uma boa estratégia a longo prazo.

Ficou mais fácil preparar um pitch agora né? Então não perca mais tempo. Nós temos uma ferramenta que pode ajudar. Acesse https://bstorytelling.com.br/pitch/ e comece a preparar um pitch matador. E não se esqueça de contar uma boa história com humildade e confiança. Boa sorte!

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Guilherme Wordell
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