princípios éticos

Os 8 princípios éticos do Storytelling

Hoje o meu artigo é curto, talvez desagradável e grosseiro, para pilantras (gosto desta palavra, pois é livre de gênero!) que se aventuram num campo sério. Quem ouvir a palavra storytelling, levante as antenas! O mau uso dos princípios do storytelling pode levar a sua empresa a ter problemas, alguns, judiciais!

Eis o texto de um quadro que tenho há anos na parede do meu estúdio. Na verdade, um quadrinho, tamanho postal, mas que pauta a nossa conduta no dia a dia, quer lidemos com empresas, com organizações outras, pessoas (autores, atores, líderes empresarias, clientes de ‘storytherapy’) e com o mundo do entretenimento (parques, TV, teatro, cinema, games etc).

A lista não é copyright, então, fique à vontade para imprimi-la e usá-la. Costumo dizer, que melhor do que dizer o uso ético do Storytelling posso também dizer a minha vida.

Pense nisso!

O uso ético do Storytelling é sobre princípios, não regras.
O uso ético do Storytelling é sobre arquétipos, não estereótipos.
O uso ético do Storytelling é sobre formas eternas, universais, não fórmulas.
O uso ético do Storytelling é sobre minuciosidades, e não atalhos.
O uso ético do Storytelling é sobre a realidade da produção de histórias que vamos usar para mudar o mundo, não sobre os mistérios da escrita.
O uso ético do Storytelling é sobre dominar a arte, não adivinhar o mercado.
O uso ético do Storytelling é sobre respeito, não desdém, com o público.
O uso ético do Storytelling é sobre a originalidade, não a duplicação de fórmulas. (mesmo as de Holywood!).

Ou

A vida é sobre princípios, não regras.
A vida é sobre arquétipos, não estereótipos.
A vida é sobre formas eternas, universais, não fórmulas.
A vida é sobre minuciosidades, e não atalhos.
A vida é sobre a realidade da produção de histórias que vamos usar para mudar o mundo, não sobre os mistérios da escrita.
A vida é sobre dominar a arte, não adivinhar o mercado.
A vida é sobre respeito, não desdém, com o público.
A vida é sobre a originalidade, não a duplicação de fórmulas. Seja protagonista!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Postagem original do LinkedIn do James McSill[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Que tal aprender mais sobre Storytelling?

Uma boa história pode ser contada em uma mesa de bar, mas também pode ser utilizada para convencer uma pessoa, vender um produto, compartilhar uma ideia, transmitir uma informação difícil ou facilitar a compreensão de dados. Invista na habilidade #1 da liderança empresarial.

James McSill
James McSill
[email protected]

Um dos consultores de histórias mais bem-sucedidos do mundo, autor, conferencista e filantropo.

Sem Comentários

Poste um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

B! Storytelling