princípios éticos

Os 8 princípios éticos do Storytelling

Hoje o meu artigo é curto, talvez desagradável e grosseiro, para pilantras (gosto desta palavra, pois é livre de gênero!) que se aventuram num campo sério. Quem ouvir a palavra storytelling, levante as antenas! O mau uso dos princípios do storytelling pode levar a sua empresa a ter problemas, alguns, judiciais!

Eis o texto de um quadro que tenho há anos na parede do meu estúdio. Na verdade, um quadrinho, tamanho postal, mas que pauta a nossa conduta no dia a dia, quer lidemos com empresas, com organizações outras, pessoas (autores, atores, líderes empresarias, clientes de ‘storytherapy’) e com o mundo do entretenimento (parques, TV, teatro, cinema, games etc).

A lista não é copyright, então, fique à vontade para imprimi-la e usá-la. Costumo dizer, que melhor do que dizer o uso ético do Storytelling posso também dizer a minha vida.

Pense nisso!

O uso ético do Storytelling é sobre princípios, não regras.
O uso ético do Storytelling é sobre arquétipos, não estereótipos.
O uso ético do Storytelling é sobre formas eternas, universais, não fórmulas.
O uso ético do Storytelling é sobre minuciosidades, e não atalhos.
O uso ético do Storytelling é sobre a realidade da produção de histórias que vamos usar para mudar o mundo, não sobre os mistérios da escrita.
O uso ético do Storytelling é sobre dominar a arte, não adivinhar o mercado.
O uso ético do Storytelling é sobre respeito, não desdém, com o público.
O uso ético do Storytelling é sobre a originalidade, não a duplicação de fórmulas. (mesmo as de Holywood!).

Ou

A vida é sobre princípios, não regras.
A vida é sobre arquétipos, não estereótipos.
A vida é sobre formas eternas, universais, não fórmulas.
A vida é sobre minuciosidades, e não atalhos.
A vida é sobre a realidade da produção de histórias que vamos usar para mudar o mundo, não sobre os mistérios da escrita.
A vida é sobre dominar a arte, não adivinhar o mercado.
A vida é sobre respeito, não desdém, com o público.
A vida é sobre a originalidade, não a duplicação de fórmulas. Seja protagonista!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Postagem original do LinkedIn do James McSill

James McSill
James McSill
james@mcsill.com

Um dos consultores de histórias mais bem-sucedidos do mundo, autor, conferencista e filantropo.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.