Identidade: quem sou, para onde vou?

Quando não sabemos como explicar a marca ou nosso negócio em 5 minutos para alguém, chegamos a um problema muito comum nas empresas: afinal, qual é a minha identidade? Será que ela está bem definida? A quantidade de incertezas que temos em relação ao futuro da empresa, não deve ser revelada na sua identidade, que deve ser clara e objetiva. Deixar claro quem é, o que faz para ser isso e como pode auxiliar o outro com o que desenvolve, fará toda a diferença no processo de divulgação da sua marca. Assim como aquela pessoa que tem muitas incertezas, justamente por não saber se vai para um caminho ou para outro e traz insegurança para as pessoas ao redor dela, as empresas funcionam da mesma maneira. Se não há decisões baseadas nos objetivos e metas que devem ser pautadas na identidade bem definida do negócio, a empresa simplesmente empaca!

Defina-se

Saber definir sua personalidade de marca vai te dar um direcionamento mais assertivo. Para onde vou? Simples, você vai se jogar nas oportunidades certas! Ao definir bem a sua marca e sabendo como divulgá-la, as empresas e clientes que você quer atingir vão te encontrar com mais facilidade.

Comece por um Briefing da sua empresa, uma lista simples, perguntando por que você criou esse negócio? Com qual objetivo e com qual público a sua empresa conversa?

O Storytelling

Isso mesmo, comece a pensar nela como se fosse uma pessoa. Qual é a história dela, o que ela quer conquistar? Quais as ações necessárias para chegar lá? Quem seriam seus amigos e por quê? Quem seriam seus incentivadores, seus parceiros?  Quais interesses vocês têm em comum? Quem se aproximaria da empresa, e por quê? Como você incentiva os seus amigos a te encontrarem, como você faria novos amigos? Aonde você quer chegar com essa amizade, quer só diversão, você quer interagir com pessoas do mesmo hobby para aprender mais, quer um grupo que participe de campeonatos?

Enfim, pense que toda relação deve oferecer uma troca. É daí que vêm aqueles conceitos que todo mundo da comunicação fala: Missão, Visão e Valores. Você se define e dá forma à sua marca através da sua história, do olhar do que você é e aonde quer chegar alinhado ao que outro é e deseja. E a maneira como você expõe essa essência e trata seu cliente, será seu diferencial com a concorrência.

Mayra Müller
Mayra Müller
mayra@bstorytelling.com.br

A Miss simpatia das Relações Públicas, é consultora de vendas e marketing; é dinâmica, se encanta com a vida e com as histórias das pessoas. Espontaneidade e seu jeito de cativar definem o seu jeito de ser. Sonha com o coração e age com determinação

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.