Era uma vez uma marca

“As melhores marcas são construídas a partir das melhores histórias”
—Ian Rowden
Chief Marketing Officer, Grupo Virgin

A história de uma marca deve ir além do que está escrito no website, no folder, ou em uma apresentação. Sua história de marca não é apenas o que é contado às pessoas. É o que elas acreditam da sua marca, baseado nos sinais que ela passa. Essa história deve ser construída em cima de fatos, sentimentos e interpretações, o que significa que parte da história não é contada por você.
Tudo que sua marca faz, cada elemento dela, desde as cores do seu cartão de visitas até aos seus funcionários, é parte da história da sua marca. Cada elemento da sua marca deve refletir à sua audiência a verdade sobre o seu negócio. Se você quer construir uma marca de sucesso e que ganhe lealdade do seu público, você deve começar pela sua história.

Por que sua marca precisa de uma história
Se sua marca não tem uma história, ela será apenas mais um produto, mais um serviço. Totalmente substituível. Nada a diferenciará das demais.

Mas criar a história da sua marca não é simplesmente ser destaque, ser notado. É constuir algo que as pessoas se importam e que queiram comprar. É ganhar valor de marca. É pensar além da utilidade e funcionalidade dos produtos e serviços e construir laços de lealdade com os clientes. A história da sua marca não é aquele slogan grudento que conquista a sua atenção por uma semana ou duas. A sua história é a fundação da sua marca e a estratégia de crescimento para o futuro.

Foi através de uma história de marca que a Starbucks criou uma nova categoria de cafeteria e se destacou sobre seus competidores. Essa história faz com que pessoas andem muito mais todos os dias, só para passar na Starbucks, e não em qualquer outro lugar que venda café. Os consumidores não vão atrás do café, e sim da Starbucks. O produto e só parte da história. Marcas como Starbucks e Apple foram construídas em cima de muito mais do que utilidade do produto. A relação do seu consumidor com sua marca começa muito antes dele efetivamente comprar o seu produto!

Não importa se sua marca é um banco, uma cidade, um aplicativo ou uma padaria, ela deve construir uma história única. Essa história começa com a conexão estabelecida quando seu cliente escuta o nome da sua marca pela primeira vez, quando vê sua logo, visita seu website, lê sobre sua marca e se engaja com ela nas redes sociais. O marketing acontece quando você não está ouvindo e o seu consumidor está contando da sua marca à um amigo.

A B! constrói narrativas que ajudam a sua marca a explorar missão, visão e valores e descobrir que atitudes e crenças moldam a cultura empresarial do seu negócio. Nós avaliamos o valor de sua marca e as possíveis conexões emocionais com sua audiência, moldando a maneira como sua marca é percebida.
Nós ajudamos os seus consumidores a ter uma história para contar a respeito de sua marca 🙂

Adaptado do original em inglês. Publicado originalmente no The Story of Telling

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Gabriela Kinaske
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The relationship between people and marketing is becoming more and more multisensory. This means that the value of a brands exists and is sustained by emotional plans, coexisting with business plans and objectives.Storytelling uses emotional aspects of communication and is one of the most powerful ways to communicate a brand. Giving products and services an identity, by capturing and creating authentic stories, takes the public to an immediate connection.Knowing, understanding and reproducing the story of your brand is a strategy that follows the changes of a highly complex market.

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