Você sabe o que é ação no Storytelling?

Para você, o que é ação em uma história?

  1. A) “Siga aquele taxi!”
  2. B) Dançar macarena
  3. C) Contemplar o sol
  4. D) Todas as anteriores

Letra D, óbvio!

 

Vamos voltar lá na aula de português da primeira série, onde a Tia explicava que Verbo é uma classe de palavras que indica ação. Ação pode ser qualquer verbo. Conversar, rir, dormir, caminhar… isso tudo pode ser ação em uma história.

Sem ação, não há história. E digo mais! Aliás, Syd Field (roteirista americano) diz mais: “Sem conflito não há ação. Sem ação não há personagem. Sem personagem não há história.”

Tá, colocamos o conflito na equação, muita calma nessa hora.

É o conflito o rei da história, é ele que move tudo.

Muitas ações, sem conflito, não levam a lugar nenhum… elas deixam de ser ação e se tornam atividade.

Você gostaria de ir ao cinema ver a história do cara que teve um dia com várias ações: acordar, tomar café, trabalhar, tomar uma cerveja com os amigos… mas sem algum conflito nisso tudo?

É, eu não daria meu dinheiro para ver ou ler sobre isso. Isso é chato.

 

E se você quiser escrever a história sobre… nada acontecer?

Bom… Só desejo sorte a você!

E que você veja o melhor trecho de “Adaptação” também:

 

https://www.youtube.com/watch?v=yBfZxeq6hP8

Adaptação (2002): O personagem de Robert Mckee fala o que todo aluno de roteiro deveria ouvir…

 

Um conflito gera ação… mas e se ação gerar conflito?

Não tem problema nenhum! Toda história começa porque algo acontece.

E esse algo nunca é simples, amigo. E então alguma coisa precisa ser feita depois que esse algo acontece, e aí, uma ação leva a outra, até o último segundo da história.

 

Estamos muito acostumados com a ação de Hollywood, com todas as suas ações schwarzeneggerianas.

Nos filmes blockbusters geralmente há cortes a cada 3, 4 segundos!

Corta, foco, plano aberto, corta, plano fechado, foco na explosão! É como em um parágrafo com vários pontos, onde são criadas várias frases.

Em alguns filmes temos a impressão em que tudo acontece o tempo todo!

É isso mesmo que eles quiseram fazer a gente pensar.

Mas isso não quer dizer que há mais ação em Hollywood do que nas outras escolas de cinema. Essa é só uma dinâmica diferente de ação, em que as ações são mais “frenéticas”. Há as ações mais contemplativas dos filmes europeus, por exemplo.

 

E o gênero de ação no cinema?

Primeiro que essa coisa de categorizar filme é beeeem complicada.

Como categorizar “A vida é bela”, por exemplo? O gênero limita muito todas as interpretações que um filme pode trazer. Mas tá, não entrando nessa discussão, existe o gênero de ação, que foca em várias ações geralmente em um curtíssimo espaço de tempo. As ações do filme ficam condensadas em um ritmo frenético.

Resumindo: a ação pode estar em cada plano, em cada movimento dentro de uma história. Ao mesmo tempo, essa ação pode estar vinculada ou não a um conflito, o que determina quão boa é uma história. Há ações vazias, ações que são meras atividades, ações frenéticas ou mais contemplativas. Há o gênero de ação e a impressão de mais ou menos ação… Mas SEMPRE tem ação!

 

Bom, ta aí a importância das ações no Storytelling!

Espero que seu dia seja cheio de ações, sejam elas dançar macarena ou seguir “aquele taxi”!

PS: Espero que seja seguir o taxi… Isso significará que você se meteu em alguma encrenca. Isso é conflito…. isso vira uma boa história!

OU, você pode me convencer de que dançar macarena representa uma ação decorrente de um conflito 🙂

Avatar
Gabriela Kinaske
[email protected]

The relationship between people and marketing is becoming more and more multisensory. This means that the value of a brands exists and is sustained by emotional plans, coexisting with business plans and objectives.Storytelling uses emotional aspects of communication and is one of the most powerful ways to communicate a brand. Giving products and services an identity, by capturing and creating authentic stories, takes the public to an immediate connection.Knowing, understanding and reproducing the story of your brand is a strategy that follows the changes of a highly complex market.

Sem Comentários

Poste um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

B! Storytelling