Alan Smithee

5 diretores famosos que já assinaram como Alan Smithee

Você conhece Alan Smithee? O diretor é responsável por dezenas de filmes desde 1969. Entre as perolas atribuídas ao cara, estão Passáros 2, Hellraiser 4 e Twillight Zone – O filme. O diretor também fez um filme sobre ele mesmo chamado Hollywood – Muito Além das Câmeras. Mas apesar do currículo extenso, é importante dizer que Alan Smithee não existe. Ele é um pseudônimo utilizado por vários diretores que não querem ser associados aos seus filmes.

Isso acontece por várias razões, que vão desde a péssima qualidade do roteiro aos desentendimentos com o estúdio ou produtores. Normalmente é quando o resultado final não agrada que Alan Smithee entra em cena. Apesar de parecer, isso não é só coisa de diretores desconhecidos. Para mostrar isso, preparamos uma lista com 5 nomes famosos de Hollywood que já usaram o pseudônimo.

 Sam Raimi

O diretor de Homem Aranha e A Morte do Demônio é famoso pela temática de seus filmes e a utilização dos efeitos especiais clássicos. Mas em 1992, ele escreveu o roteiro de um filme chamado Nut – Nasceu burro, não aprendeu nada e esqueceu a metade. A obra é um clássico do cinema besteirol, mas Raimi assinou o roteiro como Alan Smithee Jr.

 David Lynch

Dune é um filme distópico lançado em 1984. Durante a produção, o diretor David Lynch se desentendeu com os produtores Dino e Rafaella de Laurentiis por diversas razões, inclusive a montagem do filme. Em 2006, quando a  versão estendida foi lançada em DVD, as mudanças irritaram o diretor, que substituiu seu nome nos créditos por Alan Smithee.

 Denis Hooper

Em 1990, o diretor lançou Atraída pelo Perigo. Estrelado pela atriz Jodie Foster, o filme não fez muito sucesso, arrecadando pouco mais de 10 mi de dólares. Após o lançamento, Hooper decidiu utilizar o pseudônimo Alan Smithee, creditando a ele a direção do filme. Mais tarde, quando uma versão estendida foi lançada, o diretor voltou a ser creditado na produção.

 Kiefer Sutherland

Apesar de não ser um diretor com experiência, em 1999 o ator dirigiu Procura-se. A trama sobre um triângulo amoroso formado complicado não foi recebida com entusiasmo, mas não é considerada uma bomba. Ainda assim, esse parece ter sido o fim da carreira como diretor de Kiefer Sutherland, que além de assinar como Alan Smithee, nunca mais dirigiu nenhum filme.

 Michael Mann

Michael Mann é ator e diretor, responsável por diversos filmes. Fogo contra fogo foi lançado em 1995 e conta com Robert de Niro e Al Pacino no elenco. Quando a versão para a televisão foi produzida, Mann solicitou que algumas cenas fossem adicionadas, mas a produtora não só negou o pedido como cortou 40 minutos do filme, motivo suficiente para que o diretor assinasse essa versão como Alan Smithee.

Avatar
Guilherme Wordell
[email protected]
Sem Comentários

Poste um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

B! Storytelling